O novo presidente do PlayStation e atual presidente da Sony foi questionado sobre sua avaliação inicial trabalhando diretamente com o setor de jogos durante uma teleconferência de resultados na quarta-feira, e disse aos ouvintes que acredita que seus estúdios podem melhorar “quando se trata de negócios”.
O presidente, COO e CFO da Sony, Hiroki Totoki, assumiu o cargo de presidente da Sony Interactive Entertainment em outubro, antes da aposentadoria do CEO Jim Ryan . A partir de 1º de abril, Totoki atuará como CEO interino da SIE.
Compartilhando suas impressões iniciais dos primeiros quatro meses trabalhando diretamente com a SIE, o executivo disse que fez questão de participar de reuniões de gerenciamento e visitar os estúdios de desenvolvimento de jogos do PlayStation para entender melhor o negócio.
O presidente da Sony disse que embora estivesse impressionado com a motivação e criatividade dos trabalhadores do estúdio, ele acreditava que havia “espaço para melhorias” no que diz respeito à forma como investem dinheiro e planeiam calendários de desenvolvimento, para que o negócio em geral alcance o seu crescimento. metas.
A Sony anunciou fortes vendas do PS5 de 16,4 nos três primeiros trimestres do ano fiscal . No entanto, embora a receita do negócio de jogos tenha aumentado 15% em relação ao ano anterior, o lucro operacional caiu significativamente, para 25,9%, o que a Sony disse ser em parte devido a uma diminuição nas vendas e a um aumento nas perdas de hardware devido a promoções.
“Já se passaram cerca de quatro meses [desde que me tornei presidente] e estou tentando demonstrar liderança e ter tantas reuniões quanto possível com a equipe de gestão”, disse Totoki à mídia e aos investidores ouvindo a teleconferência, por meio de um tradutor. “Também visitei estúdios e todos estão trabalhando muito para cumprir sua responsabilidade de tentar otimizar o negócio, e eu entendo isso. Mas o crescimento global e a rentabilidade sustentável para aumentar as margens… como é que isso se traduzirá nestes objectivos? Não acho que as pessoas entendam isso profundamente. Acho que esse é o problema da organização.”
“Então, no que me diz respeito, procuro entender o que está acontecendo na empresa, na indústria e também na perspectiva dos analistas, e procuro explicar isso de forma transparente para que as pessoas possam reconhecer e perceber estas questões para que possamos ter uma abordagem harmonizada no futuro.” – Hikori Totoki
O executivo continuou: “As pessoas que trabalham nos estúdios têm uma motivação muito elevada. Eles são altamente motivados, são pessoas muito boas e têm grandes mentes criativas e conhecimento de transmissão ao vivo.”
“No entanto, dito isto, no que diz respeito ao negócio, penso que há espaço para melhorias. E isso tem a ver com a forma de usar o dinheiro, o calendário de desenvolvimento e como cumprir a responsabilidade de cada um relativamente ao desenvolvimento – estas são as minhas impressões francas. Continuarei a dialogar com as pessoas para que possamos encontrar a forma correta de proceder.” – Totoki
A Sony Interactive Entertainment estabeleceu uma ambiciosa meta de vendas de 25 milhões de PS5 para o ano encerrado em março de 2024. No entanto, no último trimestre, vendeu 8,2 milhões de consoles, elevando o total do ano até agora para 16,4 milhões. A empresa disse que agora espera ficar aquém da meta original em 4 milhões de unidades (21 milhões).
Veja também: PS5 superou as vendas dos consoles Xbox Series, segundo pesquisa