O duro golpe que a Embracer Group sofreu é uma derrota para todos

A Embracer Group anunciou em junho que estava a implementar um plano de reestruturação que envolveria o encerramento de estúdios e o cancelamento de projetos.

Essa reestruturação em curso, resultou no corte de 1.400 empregos da empresa, ou cerca de 8% da sua força de trabalho global, confirmada nesta quinta-feira. Desde então, fechou empresas como a Volition, desenvolvedora de Saints Row, e o estúdio Free Radical Design, da TimeSplitters, enquanto outras foram colocadas à venda, como a fabricante de Borderlands, Gearbox .

A Embracer também fez demissões na Gearbox Publishing, na Crystal Dynamics, desenvolvedora de Tomb Raider, no estúdio de remake de Knights of the Old Republic, Beamdog, na desenvolvedora de Pinball FX, Zen Studios, e no estúdio de Deus Ex, Eidos Montreal, entre outros .

A empresa confirmou na quinta-feira que 483 funcionários foram demitidos durante o terceiro trimestre fiscal encerrado em dezembro de 2023. Somados aos 904 funcionários desligados no trimestre anterior, eleva-se para 1.387 o número total de empregos cortados devido à sua reestruturação.

O CEO do grupo, Lars Wingefors, disse hoje que o plano de reestruturação está a entrar na sua “reta final”, mas alertou que mais cortes poderão ocorrer à medida que a empresa pretende vender mais activos.

“Como parte do programa de reestruturação, a Embracer ainda tem em andamento alguns processos estruturados de desinvestimento maiores que poderiam fortalecer nosso balanço e reduzir ainda mais os investimentos” – disse ele.

“Os processos estão em estágios maduros. É importante acrescentar que certas empresas poderão iniciar a reestruturação antes de qualquer desinvestimento ser anunciado. No entanto, o nosso princípio predominante é sempre maximizar o valor para o acionista em qualquer situação.
 
É pouco provável que alcancemos a meta do programa de reestruturação de menos de 8 mil milhões de coroas suecas em dívida líquida até 31 de março de 2024. No entanto, certos desinvestimentos poderão reduzir significativamente a dívida líquida após 31 de março.”

Muitos jogos cancelados

Durante o primeiro trimestre fiscal encerrado em junho, a empresa tinha 153 jogos não anunciados em desenvolvimento em estúdios internos e estúdios externos que estava financiando. Esse número caiu para 138 no segundo trimestre e para 124 no terceiro trimestre encerrado em dezembro.

No começo deste ano por exemplo, a Embracer havia anunciado que o novo Deus Ex seria cancelado.

Com os cortes de quase 1.400 funcionários, citados anteriormente, incluiu o corte de 871 desenvolvedores internos de jogos, 252 não desenvolvedores internos e 264 desenvolvedores externos. Em dezembro, a Embracer tinha 132 estúdios de jogos internos, abaixo dos 139 de seis meses antes, e estava trabalhando com 50 estúdios de desenvolvimento externos, abaixo dos 59.

Embora os cortes, cancelamentos e demissões sejam recebidos com pesar, vale ressaltar que em números, poucos estúdios e jogos tem alcançado o sucesso, diante de um mercado que não tem consumido como antes, seja por conta da situação econômica mundial estar desfavorável ou o mercado também estar saturado de jogos dividindo a mesma fatia.

Curiosamente alguns novos estúdios tem surgido e muitos bons profissionais tem abandonado seus cargos em empresas consagradas pra tentar novos projetos nesses novos estúdios.

Em 2023, a Steam lançou 14.531 jogos, batendo o seu próprio recorde. Isto significa que, em média, foram lançados 39 jogos por dia na plataforma. Se somarmos este jogos com os que foram lançados com exclusividade em outras plataformas, teremos um número gigantesco de “produtos”, mas talvez não o mesmo alcance em consumo. Todo jogo precisa se vender, se pagar. E poucos estão conseguindo.

2024 já teve muitos jogos confirmados e alguns já lançados batendo recordes que antes não haviam alcançado em algumas plataformas, mas não há tanta ansiedade e celebração com o que está por vir. As recentes informações que a Sony compartilhou e o que esperamos hoje no evento da Microsoft podem significar que o mercado tenta se segurar pra não sangrar tanto.

Penso que este pode não ser um grande ano para os games, que no horizonte está o efeito que tanto estas demissões e cancelamentos como outras já anunciados, estejam próximos de nos mostrar a resiliência que iremos exercer.

Mas eu aposto neste momento que provavelmente 2024 será um ano de restruturação de tudo.

Veja também: Morre Yoshitaka Murayama, criador de Suikoden e Eiyuden Chronicle

Rolar para cima