O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, anunciou que deixará seu cargo em 29 de dezembro. A notícia chega dois meses depois que a Microsoft concluiu oficialmente a aquisição do desenvolvedor/editor.
Embora tenha sido anunciado anteriormente que Kotick permaneceria como CEO ao longo de 2023 para ajudar a facilitar a transição Microsoft/Activision, acreditava-se (embora não confirmado) que ele deixaria o cargo em 1º de janeiro de 2024. Embora sua data real de saída seja apenas alguns dias antes, isso significa que a Activision Blizzard iniciará 2024 sem Kotick no comando pela primeira vez em mais de 30 anos.
A Microsoft ainda não nomeou o substituto de Kotick. De acordo com o The Verge , vários outros executivos da Activision deixarão a empresa até março, incluindo o vice-presidente da Blizzard e King Humam Sakhnini e o diretor de comunicações Lulu Meservey, que saem em dezembro e janeiro, respectivamente.
Por enquanto, a liderança restante da Activision Blizzard, como o vice-presidente Thomas Tippl, o presidente da Blizzard Mike Ybarra e o presidente da King, Tjodolf Sommestad, se reportará ao recentemente reestruturado alto escalão da Microsoft Gaming, ou seja, seu presidente de conteúdo e estúdios de jogos, Matt Booty.
Kotick enviou o seguinte e-mail aos funcionários abordando sua próxima saída:
Pessoas extraordinárias,
Ao longo dos anos, minha paixão por videogames tem sido frequentemente atribuída a Pitfall!, River Raid e Kaboom!. Adoro esses jogos do Atari 2600, mas o jogo que primeiro capturou minha imaginação foi Mystery House, desenvolvido por Roberta e Ken Williams. Joguei em um Apple II emprestado noite após noite enquanto estava na faculdade na Universidade de Michigan.Mystery House era uma aventura de texto com alguns gráficos primitivos baseados em sprites. (Apropriadamente, agora possuímos a Mystery House e a empresa que o publicou, Sierra On Line.) O mundo em que o jogo era jogado foi largamente deixado à imaginação do jogador. Eu imaginei mundos ricos e vastos com todos os tipos de vida interativa e animada que permitiriam aos jogadores realizar suas aspirações variadas – tudo em um universo simulado que oferecesse possibilidades ilimitadas de desafio, conexão e diversão.
Quarenta anos depois, à medida que meu último dia liderando esta empresa se aproxima, fico maravilhado com o quão longe as pessoas talentosas de nossa empresa chegaram para concretizar o grande potencial dos jogos. Você transformou uma forma de entretenimento amadora no meio mais envolvente do mundo. Foi o privilégio da minha vida trabalhar ao lado de vocês à medida que ampliamos o apelo dos jogos.
Talvez a parte mais importante do meu trabalho tenha sido ajudar a reunir pessoas talentosas, fornecer os melhores recursos possíveis e promover um ambiente que incentive a inspiração, a criatividade e o compromisso inabalável com a excelência.
Não consigo expressar adequadamente o orgulho que tenho pelas pessoas que continuam a contribuir para o nosso sucesso e por todos aqueles que ajudaram ao longo dos meus 32 anos à frente desta empresa.
Agora fazemos parte da empresa mais admirada do mundo. Isso não é um acidente.
Phil Spencer aprecia a magia do ABK há décadas. Quando ele se aproximou de Brian e de mim há dois anos e propôs adquirir a empresa, ficou imediatamente óbvio que a combinação de nossos negócios nos permitiria continuar a liderar à medida que a lista de concorrentes capazes e com bons recursos aumentava.
Phil compartilha nossos valores e reconhece nossos talentos. Ele é apaixonado por nossos jogos e pelas pessoas que os criam. Ele tem uma ambição ousada.
À medida que avançamos para o nosso próximo capítulo emocionante, você não poderia estar em melhores mãos.
Serei sempre profundamente grato às pessoas que contribuíram incansavelmente para a construção desta empresa e tenho certeza de que vocês continuarão inspirando alegria e unindo as pessoas através do poder do jogo.
Com gratidão e apreço,
Bobby Kotick
Kotick tornou-se CEO da Activision em 1991 e liderou o crescimento da empresa para se tornar uma das maiores editoras do setor. Mais notavelmente, ele liderou a aquisição da Vivendi Games, que levou à fusão com a Blizzard em 2008. Apesar do enorme sucesso financeiro que ele projetou para a empresa, Kotick foi criticado por saturar excessivamente o mercado com franquias populares como Call of Duty e Guitar Hero.
Mais recentemente, ele foi criticado durante o escândalo de abuso/discriminação sexual da Activision Blizzard que começou no verão de 2021, onde foi acusado de ignorar uma série de reclamações de assédio de funcionários durante anos, levando muitos funcionários e fãs a pedirem sua demissão.
Em um e-mail para a equipe da Activision Blizzard discutindo as mudanças organizacionais compartilhadas por The Verge , o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse o seguinte sobre a saída de Kotick.
Sob a supervisão de Bobby, a Activision Blizzard em suas muitas encarnações tem sido um pilar duradouro dos videogames. Seja Call of Duty, World of Warcraft, Candy Crush Saga ou qualquer outro título, suas equipes criaram franquias adoradas e divertiram centenas de milhões de jogadores durante décadas. Gostaria de agradecer a Bobby – por suas contribuições inestimáveis para esta indústria, sua parceria no fechamento da aquisição da Activision Blizzard e sua colaboração após o fechamento – e desejo a ele e sua família o melhor em seu próximo capítulo.
Veja também: Item clássico da franquia Resident Evil vira produto