Já sabemos há algum tempo que a Capcom tem em mãos uma mina de ouro de IPs empoeiradas, e eles também sabem disso. A empresa declarou no ano passado que planejava revitalizar franquias clássicas com novos projetos, como o reboot de Onimusha anunciado ou uma sequência de Okami.
Uma das franquias mais recentes a receber esse tratamento foi Dead Rising, no ano passado, com o lançamento de Dead Rising Deluxe Remaster, uma releitura moderna do primeiro título, que teve uma recepção bastante positiva entre fãs e críticos. Os desenvolvedores insinuaram que essa era uma oportunidade para expandir a série, dando aos fãs esperança para o futuro.
E, de fato, nossas fontes recentemente compartilharam conosco que outro grande projeto de Dead Rising está em desenvolvimento. O projeto em questão não será uma remasterização ou remake, mas sim um novo título principal da série. Também conseguimos reunir uma boa quantidade de detalhes sobre o cenário e o enredo.
Sinopse e primeiros detalhes de Dead Rising “Rec”
Segundo nossas fontes, este novo título da franquia Dead Rising está em desenvolvimento desde pelo menos 2023, sob o codinome “Rec“, e contará com o retorno do adorado protagonista, Frank West. Isso é particularmente relevante, já que tudo indica que o jogo será uma sequência direta do primeiro título. No entanto, não conseguimos confirmar oficialmente esse último detalhe, então considere essa informação com cautela.

Tal cenário sugere que a história pode se passar antes de Dead Rising 2, um jogo conhecido por mudar o foco para um novo herói, Chuck Greene, deixando Frank de lado até o DLC Case West .
Se essa for realmente a direção que a Capcom está tomando, seria uma jogada inteligente. Com a existência de Dead Rising Deluxe Remaster, eles têm a oportunidade perfeita para apresentar a série a novos jogadores, ao mesmo tempo que oferecem continuidade narrativa direta à história de Frank West.
Agora, em relação ao cenário deste novo surto zumbi, podemos confirmar que ele ocorrerá em Hollywood, principalmente dentro de um enorme estúdio de cinema fechado.
Sabemos também que o principal vilão do jogo será um diretor de cinema extravagante e desequilibrado que força Frank e outros sobreviventes a passar por diversas provações, tudo em busca de filmar seu “filme perfeito”.
Até agora, tudo parece estar em linha com o que vimos anteriormente nos jogos, principalmente a aparição recorrente de indivíduos insanos, que conhecemos na série como Psicopatas. Esses Psicopatas também estariam presentes aqui, às vezes agindo como capangas enviados pelo diretor. Mais notavelmente, um desses capangas principais é o braço direito do diretor, a quem Frank salva no início do jogo, e que tem a tarefa de filmar tudo enquanto carrega uma bomba presa ao corpo.
Embora Frank não esteja sozinho nessa luta, o jogo contará com a presença de importantes sobreviventes, incluindo atores que se refugiaram do surto. Uma dessas sobreviventes é uma garota em busca de sua irmã. Além disso, veremos o retorno de alguns personagens conhecidos, como Isabela Keyes, que ajudará Frank a enfrentar o que parece ser um novo tipo de vírus zumbi.

Em termos de mecânica de jogo, também temos algumas informações interessantes. Esses primeiros detalhes podem parecer óbvios para alguns, mas confirmam o retorno da câmera de Frank West para tirar fotos do ambiente e o retorno da mecânica de limite de tempo. Essa última mecânica se manifestará quando o diretor fizer diferentes ameaças a Frank e aos sobreviventes, como explodir o estúdio caso eles não sigam suas ordens.
Também não podemos descartar o retorno da mecânica de resgate de sobreviventes, outro elemento característico da franquia que sempre se fez presente, em maior ou menor grau. A forte presença desses personagens na trama pode indicar o retorno dessa mecânica, mas não sabemos se ela foi minimizada ou se sequer está presente.
Agora, talvez você queira saber quando este jogo será lançado. Embora não possamos confirmar uma data concreta, estimamos que ainda esteja a um longo caminho de distância.
Isso porque, se compararmos o ciclo de desenvolvimento deste novo Dead Rising com os relatados para outros títulos da Capcom que foram alvo de rumores, como o remake de Resident Evil 0, podemos supor que ele provavelmente seguirá um padrão de lançamento semelhante. No entanto, é difícil saber com certeza a janela de lançamento com base apenas em comparação, principalmente porque não sabemos qual a escala deste título Dead Rising em comparação com os outros projetos futuros da Capcom.
De qualquer forma, tudo indica que um futuro promissor aguarda a franquia. Isso fica ainda mais claro considerando que, no ano passado, a Capcom demonstrou interesse em um hipotético remake de Dead Rising 2 por meio de uma pesquisa. Isso sugere que mais de um projeto de Dead Rising pode estar em desenvolvimento neste momento, embora ainda precisemos de uma confirmação definitiva sobre isso.
Embora o que sabemos seja um bom indicativo da direção que a franquia está tomando, lembre-se de que o desenvolvimento de jogos está em constante evolução e, portanto, algumas informações podem mudar até o lançamento.
Fonte: MP1st
Veja também: Into the Fire será lançado em Acesso Antecipado em 2026



