Novo estúdio do criador de Just Cause sofre demissões antes de lançar o primeiro jogo

Liquid Swords

A desenvolvedora sueca Liquid Swords anunciou hoje um número não especificado de demissões.

O estúdio apoiado pela NetEase foi formado em 2020 por Christofer Sundberg, cujo nome você pode reconhecer do Avalanche Studios de Just Cause, do qual ele foi cofundador.

A Liquid Swords ainda não lançou seu primeiro jogo e anunciou hoje planos para “reduzir sua força de trabalho como parte de um esforço para reduzir as operações e se adaptar às atuais condições comerciais”.

Em uma mensagem no site da empresa , a Liquid Swords citou “os desafios atuais da indústria de videogames” como um motivo para as demissões. Ela disse que essa mudança “pretende garantir a sustentabilidade de longo prazo do estúdio” enquanto ele continua a trabalhar em seu jogo de estreia.

“Prometi aos nossos funcionários e acionistas sucesso e construir um estúdio redefinindo o desenvolvimento de jogos com uma equipe pequena, orientada por especialistas e um modelo de trabalho sustentável. Embora tenhamos alcançado muito disso, as mudanças nas condições de mercado nos impediram de ter sucesso dentro do nosso prazo”, disse Sundberg em uma declaração.

“Como resultado, precisamos nos separar de indivíduos talentosos que foram fundamentais em nossa jornada. Isso é incrivelmente difícil, mas continuamos comprometidos com nossa visão e continuaremos a trabalhar em nossa propriedade intelectual e no primeiro jogo com uma equipe dedicada.” – Sundberg

Apesar das mudanças em sua equipe, a Liquid Swords acredita que essas demissões “não impedirão” o estúdio de “realizar sua ambição original”.

Liquid Swords não é o único estúdio apoiado pela NetEase a ter sido impactado recentemente. Em novembro, Mac Walters – o veterano escritor e produtor que trabalhou em Mass Effect por quase duas décadas – anunciou uma “pausa” nas operações em seu estúdio de jogos AAA apoiado pela NetEase, Worlds Untold.

Sua equipe estava desenvolvendo um jogo de ação e aventura de futuro próximo ambientado “em um mundo de tirar o fôlego, cheio de mistério e exploração”, apoiado por dinheiro de investimento da gigante chinesa de jogos.

Então, no mês passado, a Jar of Sparks, o estúdio “AAA” sediado em Seattle e fundado pelo chefe de design de Halo Infinite, Jerry Hook, em 2022, interrompeu o trabalho em seu primeiro título, ainda não anunciado, enquanto procurava um novo parceiro de publicação, afirmando que está procurando “encontrar novos lares para toda a nossa equipe” como resultado.

Quando Jar of Sparks foi inicialmente revelado em julho de 2022 , ele foi descrito como um desenvolvedor primário para a editora chinesa NetEase que se concentraria em criar a “próxima geração de jogos de ação baseados em narrativas“.

Fonte: Eurogamer

Veja também: Team Liquid VISA disputa hoje (17/2) a Grande Final do VCT Game Changers Brazil Kickoff 2025

Rolar para cima