Nintendo Live Tokyo 2024 é cancelado após ameaças à equipe

A Nintendo cancelou o evento Nintendo Live Tokyo 2024 planejado para janeiro, entre outros eventos, devido a temores de segurança, após ameaças a funcionários e visitantes.

O evento Splatoon Koshien 2023 que aconteceria no próximo fim de semana também foi adiado, e o Campeonato Mundial de 2024 do jogo foi adiado até novo aviso. Além desses eventos, competições como o Splatoon 3 World Championship 2024, a etapa final do Mario Kart 8 Deluxe Online Challenge e o Mario Kart 8 Deluxe World Championship 2024 que aconteceriam durante o NIntendo Live Tokyo 2024 também foram adiados.

A Nintendo não detalhou a natureza exata dessas preocupações de segurança, exceto um comunicado divulgado via X, antigo Twitter, que observou ter recebido “ameaças persistentes contra nossos funcionários”, que recentemente também “se espalharam para os espectadores” no próximo evento Splatoon.

O Nintendo Live estava programado para acontecer nos dias 20 e 21 de janeiro em Tóquio, após o Nintendo Live 2023 deste ano em Seattle. Esperava-se que o evento apresentasse versões jogáveis ​​dos próximos jogos Switch, shows e muito mais.

2024 será um grande ano para a Nintendo, com a tão esperada chegada do Switch 2 e uma série de jogos já confirmados (atualmente apenas para o Switch 1) – incluindo um novo jogo da Princesa Peach e um remake de Paper Mario: Thousand Year Door.

Apendendo com a tragédia

Se alguém pensa que esta é uma reação exagerada, vale a pena lembrar aqui o contexto japonês. Ameaças a eventos como este acontecem na maioria dos países e a proporção delas que se transforma num ataque real é baixa. Mas no Japão essa proporção é um pouco mais elevada, o que pode parecer estranho, diante do seus níveis de crimes violentos serem muito baixos.

Porém, eventos envolvendo ídolos pop e dubladores no Japão, têm sido alvo de forma semirregular por mais de uma década por “fãs” enlouquecidos. Um ataque de grande repercussão em 2014 deixou dois ídolos do AKB48 e um membro da equipe do local gravemente feridos por um agressor com um serrote. Houve outros ataques discretos em eventos semelhantes.

Mas o maior problema foi o incêndio criminoso de 2019 no estúdio da Kyoto Animation, que matou um grande número de seus funcionários. O indivíduo responsável fez ameaças online antes de realmente realizar o ataque. Desde então, as empresas japonesas preocupadas com essa escalada potencial de tragédias, compreensivelmente optaram pela cautela, de modo que os eventos de anime, mangá e videogame são agora cancelados semi-regularmente após ameaças.

Veja também: Somerville – Jumpship(Análise)

Rolar para cima