A Kotaku revelou que a Naughty Dog, o estúdio PlayStation por trás das franquias The Last of Us e Uncharted , demitiu pelo menos 25 desenvolvedores, encurtando seus contratos. As demissões supostamente começaram na semana passada, de acordo com duas fontes do Kotaku e vários departamentos, da arte à produção, foram atingidos. A maioria dos demitidos pertencia ao departamento de testes de QA da Naughty Dog.
Os 25 demitidos fizeram parte de uma redução no estúdio, mas Kotaku relata que a equipe em tempo integral não parece ter sido afetada. As fontes da publicação dizem que a indenização não está sendo oferecida aos demitidos e os afetados (bem como aqueles que ainda trabalham na Naughty Dog) estão “sendo pressionados para manter as notícias em segredo”.
Kotaku diz que os contratos dos afetados não serão oficialmente cortados até o final de outubro e espera-se que os atingidos trabalhem durante o mês. A publicação alega que uma de suas fontes diz que o multiplayer em desenvolvimento de Last of Us da Naughty Dog não foi completamente cancelado, mas está “basicamente congelado neste momento”. Isto segue as notícias do início deste ano, onde a Naughty Dog disse que o jogo precisa de mais tempo e que “nossa equipe continuará a trabalhar no projeto, bem como em outros jogos em desenvolvimento, incluindo uma nova experiência single-player”.
Algumas semanas após a declaração do estúdio, a Bloomberg informou que a equipe que trabalha no jogo foi reduzida após uma avaliação recente. A publicação escreveu que a Sony pediu à Bungie, desenvolvedora de Destiny 2, que foi adquirida por ela por US$ 3,6 bilhões em janeiro do ano passado, para avaliar o desenvolvimento do jogo multijogador Last of Us. A Bungie supostamente questionou sua viabilidade a longo prazo como um jogo de serviço ao vivo, o que levou a Naughty Dog a reavaliar o jogo, reduzir a equipe e transferir os desenvolvedores para outros projetos.
Recentemente, as polêmicas que a comunidade Playstation levantou sobre o real motivo da aposentadoria de Jim Ryan, confirmam sobre as intenções do ex-CEO da Playstation na pressão aos estúdios de entregar mais jogos de serviço. E pode ser que, os cortes de testers QA, que acredito serem temporários, refletem o congelamento ou até revisão de projetos em andamento. Particularmente essa demora sobre o multiplayer de TLOU Part. II me indica que o bolo pode passar do ponto.