Desde o início de 2025, três fechamentos de estúdios e diversas demissões foram relatados em todo o setor.
Os estúdios que estão fechando incluem a Toadman Interactive, que desenvolveu títulos como o jogo de tiro em terceira pessoa Immortal: Unchained e o jogo Hero Defense Bloodsports TV. O estúdio também ofereceu suporte em jogos como The Lord of the Rings Online e MechWarrior 5: Mercenaries.
Falando sobre o fechamento da Toadman, a empresa controladora Enad Global 7 escreveu: “Esta decisão não foi tomada de ânimo leve e segue várias iniciativas para tornar a subsidiária lucrativa, incluindo as medidas de redução de custos executadas no ano passado. Os contratos de trabalho por contratação (WFH) em andamento com a Daybreak e a Cold Iron serão protegidos neste processo, o que significa que um fechamento completo das atividades será otimizado para cumprir as entregas do contrato.”
“Isso terá um efeito imediato em todos os funcionários não envolvidos nesses contratos.” – Enad Global 7
Além disso, a Enad Global 7 anunciou que 38 funcionários do seu estúdio Piranha Games serão demitidos. Essas demissões ocorrem depois que o jogo mais recente da série Mechwarrior do estúdio “teve desempenho abaixo das expectativas”.
“A equipe da Piranha realmente entregou um jogo de alta qualidade que excedeu as expectativas internas e externas em termos de qualidade, história e jogabilidade”, disse o CEO da Enad Global 7, Ji Ham . “Apesar do trabalho fenomenal da equipe da Piranha, o jogo não conseguiu atingir novos públicos e expandir seu público principal conforme o esperado e, portanto, não atingiu as metas de vendas necessárias, o que nos forçou a tomar as medidas necessárias.”
Assim como Toadman, o desenvolvedor do Robocraft 2, Freejam, fechou suas portas. Conforme relatado pelo Tech Raptor, o desenvolvedor escreveu em seu servidor Discord que agora encerrará jogos como Robocraft 2 e seu antecessor, bem como o jogo de sobrevivência de papelão CardLife. Isso acontecerá “nas próximas semanas”.
O terceiro estúdio a supostamente ter fechado suas portas é a Counterplay Games, a desenvolvedora por trás do título de lançamento do PlayStation 5, Godfall.
Foi revelado que o estúdio foi “dissolvido” no mês passado, após ter trabalhado com a Jackalyptic Games em um projeto. “Infelizmente, não conseguimos continuar nossa parceria no ano novo e a CPG foi dissolvida”, escreveu um funcionário da Jackalyptic Games em uma publicação no LinkedIn (obrigado, PlayStation LifeStyle ).

Esses fechamentos e demissões seguem as notícias da semana passada de que a Splash Damage havia interrompido o desenvolvimento de Transformers: Reactivate e que “reduziria” o estúdio como resultado do cancelamento do jogo.
A desenvolvedora de Suicide Squad: Kill the Justice League, Rocksteady, também sofreu recentemente outra rodada de demissões , desta vez pouco antes do final de 2024.
Tem sido um momento difícil para a indústria de videogames, e nos últimos dois anos houve inúmeras demissões e fechamentos de estúdios relatados.
Fonte: Eurogamer
Veja também: O 1° grande patch do Path of Exile 2 traz grandes mudanças no conteúdo do jogo final