Esse é um dos reviews mais difíceis que eu já fiz. É muito ruim a sensação de elaborar uma crítica sobre sua decepção com um game. Sim! Moonshine Inc. me decepcionou, com aspectos que me irritam profundamente em experiência de gameplay, mas foi além em aspectos bobos que não deveriam existir, mas existem.
Lançado em 2022 para PC, o jogo é um simulador de destilaria. Você fabrica de forma artesanal bebidas e as entrega, envolto numa história interessante sobre a atividade ser herança de família. Acontece que, no console esse jogo não funcionou muito bem por diversos aspectos, e até performance, o que me surpreendeu muito.
Aviso importante!
Antes de mais nada, preciso avisar que eu não costumo jogar esse gênero, porém não quer dizer que eu não esteja familiarizado com ele. Num passado bem distante eu tentava me dar bem jogando SimCity 2000 por exemplo e entendia perfeitamente todas as ferramentas. Assim como nos consoles, jogar um simulador de corrida, de sobrevivência e exploração, com vários aspectos gerenciáveis nunca foi ruim ou difícil de entender pra mim. Inclusive tô ensaiando de jogar Cities: Skyline com mentoria do outro duenti deste blog, Alexandre Mu, que é viciado nele.
Como odiar portes de PC para console…
Se tem uma coisa que eu aprendi à odiar jogando videogames, são portes que vem do PC. Fico admirado dos responsáveis por Moonshine Inc. não perceberem os pontos negativos óbvios: Letras miúdas, layout mal adaptado de comandos de um teclado para joystick e não traduzir os jogos aos idiomas das regiões que ele vai ser distribuído.
Não é de hoje que estamos por aqui avaliando jogos de PC que chegaram nos consoles e todos cometem o clássico erro sobre legendas e textos. Em um computador, tudo foi adequado para as resoluções de monitores, que sempre trazem algo dimensionado para as resoluções mais óbvias do mercado. Mas ao portar para um videogame que geralmente a maioria dos gamers vão rodar uma TV, ignoram o quão pequeno e desproporcional para a tela ficam os textos e legendas.
Tem um jogo que avaliei aqui que para eu poder ler o que estava escrito, precisei dar um zoom disponível no mapa do negócio, porque, se vocês não sabem ainda, crianças, na TV você não joga com a cara enfiada nela, como players de computador o fazem.
Dificulta mais ainda quando o jogo não tem o texto traduzido no nosso idioma. Eu sei que é um custo para o estúdio, mas hoje com IA à disposição, será que é tão caro assim?
E nem falo por mim, que estou acostumado há anos com isso e consigo entender estórias e instruções nos games sem grandes problemas, mas eu penso em quem não tem o conhecimento e costume que eu tenho. Aí complica!
Apertando botões e nada…
Me surpreendeu os controles deste jogo falharem miseravelmente como falharam diversas vezes. Justamente no longo tutorial inicial quase tudo funciona e quase tudo é claro o suficiente para apertar os botões e apontar os direcionais, mas me deu a impressão que, sem ele, você se perde no jogo.
Hei de salientar que o aspecto do HUD é claro e completo, sinalizando diversas opções para acesso e gerenciamento, mas quando o tutorial sai, é fácil se perder no passo seguinte. Acredito que “pegando as manhas” pelo tutorial fica mais fácil se direcionar e tudo se torna divertido. Mas é fácil se perder no que fazer, apertar um botão e não ver nada acontecer, não entender se tá faltando apertar algum botão ou utilizar o manche para ajustar ou selecionar algo. Nada acontece, nada se move. Houve um momento que eu tentei todos os comandos do joystick sobre todos sinalizados na tela e a única resposta que tive foi do botão options do Dualshock 4. Já que eu estava “travado” naquilo, acabei voltando ao menu do jogo!
O que é isso? Eu tô ficando cego?
Houve momentos em que o aspecto visual na tela não favorecia o entendimento da instrução. Explico: Estava eu tentando montar uma receita, de um dos desafios paralelos que o jogo propunha. Tinha que entregar 40 litros de álcool(qualquer bebida, presumia eu), escolhi uma receita de “moonshine” no qual parecia que eu tinha todos os ingredientes. Mesmo assim eu consultei a receita e depois de algum malabarismo, acessei a loja e comprei os ingredientes possíveis que haviam da receita.
Volto lá aonde se monta a receita e depois de alguns passos que eu fiz exatamente como o tutorial havia ensinado, o jogo empacou novamente, com uma instrução na tela que dizia que eu deveria confirmar o ingrediente, mas sem nenhuma orientação de qual botão apertava e nada na tela claramente me sinalizando onde era essa confirmação. Me senti preso e amarrado dentro de um caixão. Muita informação na tela mas o que importa não tinha o destaque necessário para eu entender onde estava a ação necessária. Inclusive tem momentos entre menus que a tela ganha um cursor, como de um mouse, porém fica limitada num espaço que também não responde aos cliques. Esse tipo de coisa conflita e estressa o player. Que era só queria apertar “X” para avançar. Era igual, ao tutorial mas não respondia igual, nem diferente.
Decidi sair daquela aba e ir para o mapa da propriedade, havia o registro de que eu deveria limpar os equipamentos para conseguir alcançar os níveis de qualidade da receita. Mas onde estavam eles? Tudo indicava que eles estavam numa casinha, mas eu não consegui acesso à eles. O que eu fiz? reiniciei o jogo, todo novamente.
Estou eu lá, lindo e pimpão, passando pelo tutorial e esperançoso com um grande “agora vai” na mente. Só que não! Desta vez eu empaco na aba de “cozinhar” a receita. Quando eu entendo que há como regular o tempo necessário para atingir 100% da receita, dalí não consigo avançar! Frustrante!
Tudo o que eu queria era jogar o que eu ví no trailer de anúncio de gameplay. O lance das entregas e achar caminhos válidos para fugir da fiscalização da polícia, desenvolver estratégias, obter bons lucros e não ir à falência, ganhar bônus. Mas tudo que eu senti foi um balde de água fria na cabeça(aquela que eu usaria pra fermentar um whisky no jogo).
Mas há acertos…
Nem tudo é negativo em Moonshine Inc. Eu acho que o aspecto visual do game é bacana, existe uma certa separação no que é receita, fermentação, cozimento, envasamento e entrega. A história, até a introdutória do game é legal e a gente saca o quanto o gameplay pode evoluir de forma interessante e reter a gente por horas naquilo. Acho que tradução em português ajudaria um bocado, um novo desenho mais fluido de mecânicas, botões e ações, sinalizações e alertas do que foi concluído, e do que está faltando nos processos e letras maiores para que eu possa ler tranquilamente à 2mts da minha TV, como qualquer outro jogo me possibilita.
Achei interessante também, após entregar a encomenda de bebida que ele mostra estatísticas do local, o número de clientes, de consumo e etc. Achei só um pouco confuso, mas um lance interessante. Entre toda a complexidade de informações do simulador, a maioria não assusta, mas acessar elas e lidar com elas, deveria ser mais simples, prático e intuitivo.
Meu veredicto
Sabe aqueles filmes que acabam sendo melhores no trailer? Pois foi essa a experiência que eu tive com o jogo. Eu entendo que no PC deve funcionar bem, mas pros consoles, do jeito que foi esse porte, não funciona. Enquanto cada dia mais eu encontro gamers apaixonados por simuladores, sinto que esse não vai fazer parte dessa paixão, se não forem resolvidos esses problemas que eu citei.
Eu recomendo a compra para quem está no PC e ama simuladores, não importa de que tipo, mas se você assim como eu, joga no console, melhor ir acompanhando mais sobre esse jogo antes de arriscar comprar, é frustrante comprar um jogo que não se consiga jogar de forma satisfatória.
Moonshine Inc. está disponível para PC (Steam), Playstation 4/5 e Xbox One e Series S/X – Acompanhem o gameplay comentado do Alexandre Mu: