Focar em trazer exclusivos de alta qualidade ou abraçar 100% lançamentos multiplataforma.
Mike Ybarra, o qual já atuou como vice-presidente da Xbox e presidente da Blizzard, tem gerado algumas controvérsias na internet recentemente por não ter medo de expressar sua opinião a respeito da Microsoft. Agora ele retorna para comentar sobre o recente caso do fechamento de estúdios como Tango e Arkane Austin.
Para Mike, a desculpa de que “o mercado não está crescendo” é apenas papo do pessoal de relações públicas. Para ele, é função da Microsoft garantir que seus estúdios tenham o crescimento necessário, independente do estado geral do mercado.
O problema que ele enxerga é na verdade que a estratégia da Microsoft não está realmente funcionando. Mike afirma que jogos bons geram demanda do consumidor e a Microsoft já possui uma boa base instalada para conseguir alcançar o sucesso, só está faltando consistência em lançamentos bem avaliados.
Se você não está fazendo ótimos jogos, então seu hardware não está vendendo e sua assinatura está estagnada… a clareza da estratégia ou execução está quebrada em algum lugar e precisa ser corrigida. Eles têm equipes que conseguem fazer ótimos jogos. Simplesmente não está acontecendo de forma consistente. […] É isso que está frágil agora e precisa ser resolvido o mais rápido possível.
Acredito que se você não tiver um ótimo conteúdo exclusivo, seu hardware estará condenado, pois as pessoas não entenderão ‘por que’ precisam dele. Ser a maior editora de jogos do mundo é um ótimo lugar para se estar – contanto que você possa criar ótimos jogos. Se não conseguir, você estará de volta ao ponto de partida.
Nem todo jogo precisa ser AAA
O executivo ainda acredita que nem todo jogo precisa ser um grande AAA. A Microsoft tem estúdios o suficiente para intercalar grandes lançamentos com projetos mais simples de seus estúdios menores.
Atualmente ele enxerga dois caminhos para a empresa seguir. Se o foco for o Game Pass, precisa haver muitos exclusivos no serviço e também no hardware da empresa, colocando vários jogos +90 que deixarão os consumidores satisfeitos.
A alternativa menos arriscada é se tornar de vez uma editora multiplataforma, abraçando 100% o lançamento em todas as plataformas. Mike também acredita que a empresa precisa deixar isso claro para os jogadores ao invés de ficar escondendo seus planos.
Se o Game Pass for seu objetivo, você precisa colocar esses exclusivos para o seu serviço e hardware. Trazendo regularmente jogos 90+ que irão atrair o consumidor. Se não estiver disposta a fazer isso, então você tem outro caminho, se tornar uma Editora em todos os dispositivos e abraçar 100% isso. Você deve escolher seu caminho e se esforçar para ter sucesso, com uma comunicação clara aos seus jogadores. Se você jogar no meio desses dois caminhos, você prejudicará suas equipes e será um caos.
Ainda assim, Mike afirma que possui fé na Xbox e pede aos fãs para também continuarem a ter, mas ao mesmo tempo que cobram por uma maior clareza por parte da empresa quanto aos seus planos.
Comentando sobre as supostas informações de que a Microsoft estaria começando a cobrar resultados da Xbox agora, Mike afirma que isso é algo que sempre aconteceu, com a pressão de cima tendo existido desde o começo. “Nunca vi Satya ditar algo de cima – ele questiona e pressiona, mas fortalece suas equipes. Ele é um líder fantástico”, comentou o executivo.
Fonte: Twitter(X)
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