Microsoft e Xbox ganham no tribunal, disputa contra FTC para compra da Activision Blizzard

Após cinco dias de depoimentos no mês passado, a juíza da Califórnia, Jacqueline Scott Corley, negou o pedido da Comissão Federal de Comércio para uma liminar em seu caso para impedir que a Microsoft e o Xbox adquirissem a Activision Blizzard. 

A FTC buscou uma liminar em um esforço para que o tribunal exigisse à Microsoft cessar sua tentativa de adquirir a fabricante de Call of Duty pela impressionante quantia de US$ 69 bilhões . Agora que o pedido da FTC foi negado pelo Tribunal, o regulador tem até o final de julho 14 para apelar da decisão, conforme relatado por  The Verge . Com esta decisão, a Microsoft agora pode fechar a aquisição da Activision Blizzard antes do prazo de 18 de julho, embora ainda tenha que descobrir como vai lidar com a decisão da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido de bloquear a compra devido a preocupações com jogos em nuvem . . 

Em teoria, A Microsoft pode fechar a compra antes de 18 de julho sem incluir o Reino Unido em seu mercado, ou pode buscar negociar um acordo com a CMA para tranquilizar o regulador, conforme observado pelo The Verge . Porém, isso parece improvável, já que a Microsoft tem uma audiência em 28 de julho para apelar da decisão do regulador. Fora do Reino Unido, a CMA aprovou a proposta de aquisição em maio. 

Após a divulgação da decisão do juiz, o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse o seguinte no Twitter hoje sobre a decisão: “Somos gratos ao tribunal por decidir rapidamente a nosso favor. As evidências mostraram que o acordo com a Activision Blizzard é bom para a indústria e as alegações da FTC sobre troca de console, serviços de assinatura de vários jogos e nuvem não refletem as realidades de o mercado de jogos. Desde que anunciamos este acordo pela primeira vez, nosso compromisso de trazer mais jogos para mais pessoas em mais dispositivos só cresceu. Assinamos vários acordos para tornar os jogos da Activision Blizzard, jogos originais do Xbox e Game Pass disponíveis para mais jogadores do que são hoje. Sabemos que jogadores de todo o mundo estão acompanhando este caso de perto e estou orgulhoso de nossos esforços para expandir o acesso e a escolha dos jogadores ao longo desta jornada.” 

Após a decisão de hoje, a Microsoft anunciou que vai interromper seus esforços de apelação contra o CMA para que as duas partes possam negociar um acordo potencial sobre a proposta de aquisição da Activision Blizzard que satisfaça a ambos.  

Durante os cinco dias de depoimentos que aconteceram no mês passado para este caso, descobrimos que o jogo Indiana Jones da Bethesda será exclusivo para Xbox e PC  e que a Microsoft, a certa altura, considerou adquirir a Sega, Bungie, IO Interactive e muito mais para reforçar o público do Xbox. 

Fonte: Game Informer/The Verve

Rolar para cima