Dizem que o Xbox está procurando utilizar seu recém-anunciado modelo de IA generativa para a preservação de videogames clássicos.
Na quarta-feira, a divisão de jogos da Microsoft anunciou o Muse, um modelo de IA generativo que, segundo ela, pode gerar “visuais de jogo, ações de controle ou ambos”.
A principal demonstração do Muse pela empresa mostrou como ele poderia gerar visuais de videogame usando dados de treinamento do jogo Bleeding Edge de 2020 da Ninja Theory. No entanto, também discutiu como o Muse poderia ajudar a preservar jogos clássicos no futuro.
“Hoje, inúmeros jogos clássicos vinculados a hardware antigo não são mais jogáveis pela maioria das pessoas”, disse a vice-presidente corporativa de IA de jogos, Fatima Kardar. “Graças a essa inovação, estamos explorando o potencial do Muse de pegar jogos antigos de catálogo de nossos estúdios e otimizá-los para qualquer dispositivo.”
“Acreditamos que isso pode mudar radicalmente como preservamos e vivenciamos jogos clássicos no futuro e torná-los acessíveis a mais jogadores. Imaginar que jogos amados perdidos no tempo e no avanço do hardware poderiam um dia ser jogados em qualquer tela com o Xbox é uma possibilidade empolgante para nós.” – Kardar
Em um vídeo publicado junto com a notícia, o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, também expressou otimismo quanto aos benefícios futuros do Muse para a preservação.
“Você poderia imaginar um mundo onde, a partir de dados de gameplay e vídeo, um modelo pudesse aprender jogos e realmente torná-los portáteis para qualquer plataforma de execução. Eu acho isso realmente emocionante”, ele disse.
“Nós conversamos sobre preservação de jogos como uma atividade para nós e esses modelos e sua capacidade de aprender completamente como um jogo funciona, sem a necessidade do motor original rodando no hardware original, eu acho que abre uma tonelada de oportunidades.” – Spencer
De acordo com um memorando vazado da empresa, o Xbox criou uma nova equipe no ano passado dedicada à preservação de jogos e à compatibilidade com versões anteriores de seu futuro hardware.
A presidente do Xbox, Sarah Bond, escreveu: “Formamos uma nova equipe dedicada à preservação de jogos, importante para todos nós do Xbox e para a própria indústria.”
“Estamos construindo nossa sólida história de oferecer compatibilidade com versões anteriores aos nossos jogadores e continuamos comprometidos em trazer a incrível biblioteca de jogos do Xbox para as futuras gerações de jogadores aproveitarem.” – Bond
Fonte: VGC
Veja também: The Last of Us Online foi elogiado por ex-executivo da Sony