Microsoft corta quase 2.000 empregos

Outro dia, outra dispensa. Desta vez, os cortes de pessoal estão acontecendo na Microsoft, com o IGN relatando que quase 2.000 funcionários da fabricante do Xbox foram demitidos.

Num memorando para a equipe obtido pela IGN , o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse que a empresa está “comprometida em alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável que apoiará todo o nosso negócio em crescimento”. Como tal, a “força de trabalho do jogo” foi reduzida em aproximadamente 8,6%, eliminando cerca de 1.900 empregos da equipa de 22.000 pessoas. Os estúdios afetados incluem Activision Blizzard, ZeniMax e Xbox, com Spencer dizendo que a empresa está “grata por toda a criatividade, paixão e dedicação que [essas pessoas] trouxeram aos nossos jogos, aos nossos jogadores e aos nossos colegas”.

Spencer observou que esta foi uma “decisão dolorosa” para a Microsoft como um todo, esclarecendo que a empresa “fornecerá todo o nosso apoio àqueles que forem afetados durante a transição, incluindo benefícios de indenização informados pelas leis trabalhistas locais”. Apesar da redução no número de funcionários, Spencer disse que a Microsoft continua comprometida com a estratégia de fazer crescer o negócio e levar mais jogos para mais pessoas.

Enquanto todas essas notícias acontecem, The Verge relata que tanto o presidente da Blizzard, Mike Ybarra, quanto o diretor de design, Allen Adham, deixaram a empresa. De acordo com o The Verge , a Blizzard anunciará um novo presidente na próxima semana. O jogo de sobrevivência em desenvolvimento do estúdio também foi cancelado como resultado dessas mudanças.

Isso ocorre cerca de três meses depois que a Microsoft fechou a aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões , que viu a empresa assumir o controle de Call of Duty e outros IPs. Isso também ocorre apenas quatro semanas após o início do ano novo, que já viu a indústria de jogos ser dizimada por demissões a torto e a direito , resultando em mais de 4.000 perdas de empregos. Embora 2024 possa parecer um bom ano para os jogos, especialmente com a avalanche de lançamentos no horizonte , não foi um bom ano para os trabalhadores de jogos. Este súbito corte de pessoal na Microsoft é outra indicação da instabilidade do desenvolvimento de jogos.

Confira também: O jogo de tiro sobre trilhos Candy Rangers é anunciado para todas as plataformas

Rolar para cima