MARS 2120 foi desenvolvido, desde o seu primeiro rascunho, ao longo de cinco anos por uma equipe de apenas seis pessoas apaixonadas pela exploração, mistério e aventura que os icônicos metroidvanias trouxeram aos jogadores ao longo do tempo.
O resultado é uma declaração de amor ao gênero por parte de uma equipe que cresceu jogando e aprendendo sobre o assunto.
Além disso, MARS 2120 também se revelou um marco para o próprio estúdio no esforço de aprender e trabalhar, pela primeira vez, com o motor UNREAL.
O tamanho do projeto e seu significado implícito para um estúdio habituado a trabalhar no dia a dia projetos menores e menos complexos, pelo esforço e desafio, acabaram rendendo um documentário sobre o processo de desenvolvimento. O documentário “Journey to Mars” será lançado em junho e já tem teaser divulgado.
Nele, a equipe fala sobre as inspirações para o game, os desafios e os caminhos que percorreu para tentar fazer uma justa e bela homenagem ao querido gênero metroidvania.
O jogo contou com o apoio da comunidade, entrando em acesso antecipado no Steam no segundo semestre de 2022 justamente para coletar feedback dos jogadores para que o processo de desenvolvimento fosse de fato guiado pelas observações e desejos dos jogadores.
No final de maio, o estúdio finalmente recebeu aprovação para a construção final da última plataforma pendente , o Nintendo Switch, uma das que mais exigia otimização para proporcionar uma experiência de jogo sem problemas de desempenho no portátil da Nintendo.
MARS 2120 está em fase final e será lançado no segundo semestre de 2024 para PC, Xbox One e Series S/X e PlayStation 4/5.
Veja também: Vendas de Dragon’s Dogma II ultrapassam três milhões