É pessoal, a Konami anunciou especificações para Metal Gear Solid: Master Collection Vol.1, e elas vêm com limitações decepcionantes de resolução e taxa de quadros na próxima versão Master Collection de um de seus títulos mais renomados, Metal Gear Solid . Esta revelação preocupa os fãs de Metal Gear Solid que provavelmente aguardavam uma coleção totalmente atualizada, capaz de aproveitar todo o poder dos consoles modernos.
Desde que a Konami anunciou a volta de uma das suas sagas mais importantes, as expectativas dos fãs não pararam de crescer. Metal Gear Solid permitiu aos jogadores assumir o papel de Solid Snake, um soldado encarregado de se infiltrar em uma base terrorista para desmantelar uma ameaça com armas nucleares. A Konami anunciou que esta Master Collection seria lançada em 24 de outubro de 2023. Pouco tempo depois, soube-se que a versão de Metal Gear Solid para Nintendo Switch teria limitações em termos de FPS. No entanto, parece que esta infeliz notícia também se estendeu às restantes plataformas em que o jogo será lançado.
O site oficial da coleção da Konami compartilhou recentemente uma tabela descrevendo as especificações técnicas, mostrando que apenas Metal Gear Solid rodará limitado à 30fps em todas as plataformas, incluindo PS5 e Xbox Series X/S. De acordo com a tabela, Metal Gear Solid 2 e 3 alcançam desempenho de 60fps na maioria dos sistemas, exceto no Nintendo Switch. Além disso, todos os jogos são limitados à resolução de 1080p, sem suporte para 4K, exceto para o Switch que, no modo portátil, rodará a 720p.
É de frustrar qualquer fã com essas limitações, especialmente considerando a idade dos jogos e o fato de que versões HD de MGS2 e MGS3 já foram lançadas para consoles anteriores com suporte a 60fps. O que agrava a decepção é que a Konami já havia indicado que a coleção teria como alvo 60fps na maioria das plataformas, o que agora parece enganoso devido às informações mais recentes. O julgamento final sobre essas limitações ocorrerá quando Metal Gear Solid Master Collection for lançado em outubro.
Remasterizações e remakes geralmente prometem uma experiência de jogo aprimorada em hardware moderno, e os fãs tinham grandes esperanças em Metal Gear Solid: Master Collection da Konami . No entanto, estas revelações sobre o FPS são decepcionantes, especialmente relativo aos avanços na tecnologia de jogos desde o seu lançamento em 1998. Além disso, a decisão de limitar os jogos a uma resolução de 1080p, mesmo em sistemas mais poderosos, agrava ainda mais a decepção. Embora eu pessoalmente ache que 1080p seja uma ótima resolução de remaster neste caso, entendo que essas limitações deêm mais a impressão de um “porte” feito nas coxas e lançado à preço cheio do que uma remasterização que valha à pena o dinheiro investido.
Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 será lançado em 24 de outubro para PC, PS4 e PS5, Switch e Xbox Series X/S.