Metade dos jogadores de PlayStation ainda não migraram para o PS5

O PlayStation 5 vendeu pouco mais de 59 milhões de unidades desde seu lançamento em 2020, o que é um pouco menos do que as vendas do PS4 no mesmo período, já que vendeu cerca de 60 milhões de consoles em quatro anos de seu ciclo de vida.

E pelo que parece, esses PlayStation 5 representam apenas cerca de metade da base de usuários online ativos do PlayStation.

De acordo com a Sony, a PlayStation Network tinha 118 milhões de usuários ativos em 31 de março de 2024. Como aponta Stephen Totilo, do Game File, a base instalada do PlayStation 5 representa exatamente metade desse total, o que significa que os outros 59 milhões ainda devem estar usando o PlayStation 4.

Leva tempo para as pessoas adotarem um novo hardware de console (e o PS5 que sofreu com uma escassez de fornecimento no início não ajudou), mas definir a divisão entre os usuários do PS4 e do PS5 em números tão claros, durante o que a Sony chama o “último estágio” do ciclo de vida do PS5 coloca as coisas em perspectiva.

Assassin’s Creed: Shadows é a primeira vez que a série da Ubisoft deixa de lado os consoles da geração passada desde que o PS4 foi colocado à venda em 2013, o que significa que mesmo com essa divisão, esta é a primeira vez que a Ubisoft se sente confortável em deixar para trás hardware antigo para sua série principal.

No entanto, Shadows tem o luxo de ser um jogo multiplataforma que também será lançado para PC e Xbox Series S/X. Enquanto isso, Final Fantasy VII Rebirth e Final Fantasy XVI supostamente não atenderam às expectativas da Square Enix como exclusivos do PlayStation 5. Como resultado, a empresa está fazendo um esforço conjunto para lançar jogos em múltiplas plataformas no futuro.

Aqueles de nós que compram novos consoles antecipadamente passam os primeiros anos esperando que os desenvolvedores parem de lançar jogos em sistemas antigos e “aproveitem” o hardware mais robusto. Mas já completamos quase quatro anos de vida do PlayStation 5 e ele ainda representa apenas metade da audiência da Sony.

O influxo de jogos de serviço como Fortnite significa que alguns usuários do PS4 mantêm apenas uma conta PSN aberta para jogar um jogo e não precisam atualizar para o PS5. No entanto, à medida que os orçamentos dos videojogos aumentam e as empresas se tornam mais avessas ao risco, deixar metade do público ativo para trás torna-se uma proposta mais difícil.

A Sony parece também ter reconhecido que, nesta fase, está a deixar dinheiro na mesa ao lançar jogos apenas para a PS5. Alguns grandes exclusivos como God of War: RagnarökHorizon Forbidden West também foram lançados no PS4, e a empresa tem investido muitos recursos em versões para PC de jogos como Ratchet & Clank: Rift Apart eThe Last of Us Part I.

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