Match Village – Resenha

Os games relaxantes como Match Village são primordiais na nossa vida. Eles são a válvula de escape e liberdade dentro do mundo de tensão e estresse que alguns jogos podem provocar.

Quem nunca jogou Tetris, Paciência, Candy Crush, entre outros pra relaxar, seja no smartphone, computador ou até console? Lembro muito bem quando conheci vários deles e “do neida” me vi jogando por horas…

Sobre o Jogo

Match Village é um puzzle minimalista e uma experiência de estratégia sobre a combinação de edifícios para construir vilas em belas ilhas geradas processualmente.

Combine edifícios para criar seus vilarejos e cidades em infinitas ilhas espalhadas pelo mundo e desfrute de uma atmosfera minimalista e relaxante, sem gerenciamento de recursos ou exércitos, concentre-se apenas na construção.

Gráficos, sons e jogabilidade

Gráficos são simples e a escolha certeira na proposta de Match Village. Sons idem. A jogabilidade é boa, comandos simples, bem responsivos. O que eu achei que falou foi nas opções, ter o mapa do controle, pra pelo menos o jogador sacar a movimentação completa que se pode fazer uso da câmera.

E o veredicto é…

Quando se carrega Match Village para jogar, após os créditos iniciais de praxe, vem um pequeno aviso/lembrete de boas vindas do desenvolvedor dizendo: “Não espere uma experiência AAA, este jogo foi desenvolvido por apenas um cara, mas prometo que você terá uma experiência divertida e satisfatória, divirta-se”

E entregou tudo!

Relaxante, o jogo define o puzzle já nos primeiros segundos. Combinou formou algo maior e combinou algo maior, formou algo maior ainda. Pontue, acumule pontos e vença o nível. Sem pressa. Sem cronômetros, sem limites, ou escassez. Sem fórmulas mirabolantes.

Estratégia, é a única exigência. É ela que te faz pontuar ou perder pontos. Criei um redemoinho e saquei que o trigo deveria circunda-lo, pra pontuar mais. Criei uma catedral e saquei que tudo que não fosse moradia, tirava pontos estando perto dela. E assim fui achando caminhos hexagonais que criavam, pontuavam e me levaram a vitória.

PLIM! pipocou o troféu meu caro amigo Trophy Hunter que quer ter um belo puzzle na sua biblioteca de platinas. Vá fundo!

O preço dessa delícia? Mais barato que um combo daquele hambúrguer safado de fast-food que você paga todo fim de semana. E não vai durar 15 minutos e 2 mordidas!

Match Village já está no PC há tempos e agora recentemente chegou aos consoles PlayStation 4/5, Xbox One e Series S/X e Nintendo Switch.

*Resenha realizada com cópia do jogo cedida pela QUByte Interactive.

Veja também: Conheça Project Birdseye, jogo ambientado na prisão de The Callisto Protocol

Rolar para cima