Massi – Resenha

O novo game da Ratalaika Games, Massi, mostra que a produtora e desenvolvedora está cada vez mais se aprimorando em trazer um conteúdo com mais qualidade ao seu catálogo. Se você não chegou agora no mundo dos games, provavelmente você já jogou uma garapinha distribuída por ela.

Garapinha é o game indie casual simples com troféus, muito fácil e rápido de platinar/miletar que geralmente é o tipo preferido de game pra quem quer rapidamente upar seu ranking de conquistas das plataformas que oferecem esse tipo de ranking. E a Ratalaika Games é uma referência em garapinhas, mas quem diria, ela tem trazido jogos mais elaborados…

Sobre o jogo

Massi já foi rei da terra da Numídia, mas perdeu seu reino após uma terrível tragédia. Com o estímulo de Gaia e a ajuda de seus amigos, ele está determinado a conquistar suas antigas terras e recuperar seu trono. Você iniciará sua jornada com um breve tutorial e terá à disposição não só nivel de evolução do seu personagem, como também armas, armaduras, acessórios e itens para uso. É uma aventura em plataforma com uma pegadinha de RPG bem simples, mas que funciona bem.

Mesmo o game sendo simples ele conta com uma história, roteiro e diálogos bem elaborados e presentes. Como uma boa garapinha da Ratalaika você irá conquistar todos os troféus bem rápido e mesmo assim ainda terá um bom caminho pela frente para terminar o game, com alguns níveis à desbloquear.

Gráficos, sons e jogabilidade

Gráficos simples 2D pixelados com uma arte bem bonita, relembrando um genuíno game da era 8 ou 16 bits! Os controles funcionam bem, mesmo eu sentindo uma certa lentidão na resposta, tem um mapa de controles bem desenhado. Trilha sonora e sons condizentes com o estilo do jogo, fazendo do trabalho de Farid Iberraken (dev de Massi) ao todo, muito bem executado.

É ótima a escalonada entre os níveis e seus chefões, com cada vitória desbloqueando um golpe/movimento para ser utilizado em progresso da pequena campanha.

E o veredicto é…

Massi é um game de plataforma muito bem feito, que transporta a gente pra sensação de ter colocado um cartucho num console e ligado. Simples no que tem que ser, bem montado e elaborado no que é possível. Tem história, tem objetivo, tem desafio simples e conecta os jogadores ao retrô, bem como apresenta formidavelmente o estilo para novos e inexperientes gamers.

A Ratalaika Games me surpreendeu com Massi e sua qualidade, afinal a missão da publisher é apoiar desenvolvedores solo ou pequenos estúdios com poucos recursos. Pelo que eu percebi o jogo inclusive foi lançado com um preço baixo, para atrair quem deseja se aventurar nos jogos simples e garapinhas. Em poucas horas você tem uma platina/milhetagem e uma campanha concluída que surpreende qualquer habitué de seu catálogo.

Massi chegou aos consoles Switch, PS4 & PS5 e Xbox One & Series S/X em 08 de outubro de 2024.

Veja também: 8-Bit Adventures 2 – Resenha

Rolar para cima