MARS 2120 – Resenha

Fala pessoal Muu chegando por aqui, mais uma vez “again” de novo e desta vez vou comentar sobre o jogo MARS 2120, que é um metroidvania brasileiro desenvolvido pela nossa querida QUByte Interactive.

MARS 2120 é um metroidvania com combate corpo a corpo envolvente com o uso de habilidades especiais ligadas a elementos como gelo, fogo e eletricidade. Ajude a Sargento Anna “Thirteen” Charlotte a navegar pela colônia e a abrir caminho pelos segredos de Marte.

  • Explore a colônia marciana: descubra novos biomas, segredos e inúmeras ameaças ao longo do caminho.
  • Enfrente seus inimigos: faça combos misturando ataques corpo a corpo e à distância, além de movimentos especiais.
  • Use equipamentos e habilidades diferentes: encontre melhorias e novas habilidades enquanto explora a colônia marciana.
  • Envolva-se em batalhas épicas: de robôs mortais a monstros colossais, crie suas estratégias, descubra os pontos fracos deles e sobreviva!
  • Jogue do seu jeito: com várias opções de acessibilidade, você pode personalizar o jogo de acordo com seu estilo e suas necessidades.

Opinião sobre o jogo MARS 2120:

Quando tomei conhecimento do jogo MARS 2120 chamado anteriormente como ” PROJECT COLONIES: MARS 2120″ eu logo de cara me interessei no jogo e ainda mais por saber que era uma produção 100% brasileira!

Gráficos e Design

O que mais se destaca em MARS 2120 são seus visuais impressionantes em 2,5D, que oferecem uma sensação de profundidade e variedade. Embora os cenários como instalações de pesquisa, cavernas de gelo, estufas botânicas e fábricas possam parecer familiares, cada um se diferencia com áreas distintas dentro do mapa, criando uma diversidade visual interessante.

A câmera do jogo é utilizada de maneira inteligente, movendo-se para acompanhar a jogabilidade em 2D em um ambiente tridimensional. Isso inclui aproximações, curvas e mudanças de perspectiva que adicionam dinamismo à exploração da colônia marciana.

Ambientação e Enredo

Situado em uma colônia humana em Marte, MARS 2120 começa com um pedido de socorro que leva a protagonista Sargento Anna a investigar o que aconteceu. A sensação de solidão e perigo na colônia remete a clássicos como Dead Space e Super Metroid, sendo este último uma inspiração declarada pela QUByte Interactive.

Um problema notável é a falta de contextualização. A protagonista, Sargento Anna Charlotte, não é apresentada de maneira adequada no jogo, apesar de seu nome ser mencionado nos materiais promocionais. A abertura mostra Charlotte saindo de uma nave acidentada e entrando na colônia, com narrativa ambiental sugerida por sangue, cadáveres e monstros. Contudo, a história parece insuficiente, fazendo o jogador se sentir perdido.

Jogabilidade e Desafios

A jogabilidade envolve exploração, combate e resolução de puzzles. A exploração é facilitada por marcadores de objetivo no mapa, mas esses não se integram bem à narrativa. O mapa do jogo é dividido entre uma visão geral e mapas detalhados de áreas específicas. Embora essa abordagem torne a visualização mais limpa, a navegação pode ser confusa devido a inconsistências e falta de coesão nos nomes e ícones.

O combate é dinâmico, com ataques à distância e corpo a corpo usando elementos como eletricidade, fogo e gelo. Cada elemento tem técnicas especiais que também servem para progredir no jogo, como congelar água ou ativar disjuntores. No entanto, os inimigos e chefes precisam de ajustes, pois alguns têm reações inconsistentes ou lutas desequilibradas.

Problemas e Potencial de Melhorias

Existem pequenos problemas que evidenciam a falta de polimento do jogo. Por exemplo, os colecionáveis que concedem pontos de experiência não indicam claramente seu efeito, e o sistema de experiência parece desequilibrado. Além disso, há inconsistências nos nomes das salas no jogo e no menu de salvamento, o que pode confundir os jogadores.

Em relação ao menu de salvamento na versão de PS5 que foi a que eu analisei o jogo, pelo menos antes de uma atualização de lançamento, o jogo demora muito para salvar o jogo, coisa de 20 a 30 segundos e as vezes até causa travamento no jogo.

Pontos Positivos

Jogabilidade e comandos precisos
Gráficos bonitos
Habilidades e recursos interessantes

Pontos Negativos

Exploração confusa do mapa
Alguns bugs durante o jogo Salvamento do jogo muito demorado

Considerações Finais

MARS 2120 é um jogo com bases sólidas e conceitos promissores, mas sua execução ainda necessita de melhorias em acabamento, balanceamento e narrativa. A equipe de desenvolvimento já está trabalhando em atualizações para corrigir alguns desses problemas, como o mapa e os chefes, além de melhorar a apresentação da heroína.

Embora a versão analisada revele que o jogo beneficiaria de mais tempo de polimento, há um potencial significativo para melhorias a curto e médio prazo. Com atualizações planejadas para o lançamento, MARS 2120 pode se tornar uma experiência mais completa e satisfatória no futuro.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela QUByte Interactive.

Confira também: FROGUE – Resenha

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