Lucros dos jogos da Square Enix aumentam 1.900%, mas nem tudo está bem

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O principal negócio de videogames da Square Enix teve um aumento de 1.900% no lucro durante o segundo trimestre do ano civil de 2025, encerrando o trimestre com lucro de ¥ 1 bilhão. No entanto, os últimos resultados financeiros da empresa ainda mostram alguns sinais de preocupação para os investidores da Square Enix.

Após atingir o pico em 2022, o lucro operacional da Square Enix caiu por dois anos inteiros antes de finalmente retornar ao crescimento no final de 2024. No entanto, suas finanças gerais para o ano fiscal de 2025, encerrado em março, revelaram uma queda de 20% na receita operacional, de ¥ 40 bilhões para ¥ 32 bilhões, o equivalente a US$ 216,5 milhões com base nas taxas de câmbio atuais.

Square Enix divulga resultados mistos do segundo trimestre de 2025

Em 8 de agosto, a Square Enix publicou seus resultados financeiros consolidados para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2026, abrangendo o período de abril a junho de 2025. O relatório foi mais um caso misto da gigante japonesa de jogos, revelando uma queda de 15% nas vendas líquidas trimestrais, que totalizaram ¥ 59,32 bilhões (~US$ 401,3 milhões) durante o período observado.

O lucro operacional de toda a empresa também caiu mais de 16 pontos, caindo de ¥ 10,8 bilhões para ¥ 9 bilhões (~US$ 60,9 milhões) ao longo do trimestre anterior. A queda é amplamente atribuída à falta de jogos de alto nível da Square Enix durante o período relatado.

O negócio de jogos em HD da Square Enix registra forte crescimento nos lucros

No entanto, conforme observado pelo TheGamer, o lucro operacional no segmento de videogames em HD (console e PC) aumentou de ¥ 0,05 bilhão para ¥ 1 bilhão (~US$ 6,76 milhões), um aumento impressionante de 1.900%. A liderança da empresa atribuiu a recuperação da margem à menor amortização dos custos de desenvolvimento e à redução dos gastos com marketing em comparação com o segundo trimestre do ano civil de 2024.

Em termos simples: a Square Enix vendeu menos jogos de grande porte, mas também reduziu os custos de projetos anteriores e gastou menos com publicidade, de modo que seus lucros no segmento em HD ainda aumentaram substancialmente.

O negócio de entretenimento digital da Square Enix declinou

O segmento mais amplo de Entretenimento Digital — que inclui desde jogos mobile e MMOs da Square Enix até parques de diversões — registrou vendas líquidas de ¥ 32,9 bilhões (~US$ 222,58 milhões), abaixo dos ¥ 43,9 bilhões do ano anterior. Seu lucro operacional atingiu ¥ 8,1 bilhões (~US$ 54,8 milhões), uma queda de 17% em relação ao ano anterior.

As vendas líquidas e o lucro operacional de MMOs diminuíram em comparação ao segundo trimestre de 2024 (primeiro trimestre do ano fiscal de 2025), mas o lucro operacional móvel aumentou marginalmente de ¥ 3 bilhões para ¥ 3,3 bilhões (~US$ 22,32 milhões).

Os volumes unitários também caíram, com a Square Enix vendendo 4,01 milhões de jogos físicos (0,56 milhão) e digitais (3,45 milhões) durante o trimestre, uma queda de 8,65 pontos em comparação com as 4,39 milhões de vendas relatadas no mesmo período de 12 meses atrás.

Como os resultados foram divulgados após o fechamento de sexta-feira na Bolsa de Valores de Tóquio, seu impacto no preço das ações da empresa ainda não foi visto. O grupo está sendo negociado atualmente a cerca de US$ 72,20 por ação, uma alta de 78,74% desde o início do ano.

Novembro de 2025 marcará a metade de um plano de reestruturação de 36 meses que a Square Enix anunciou no ano passado. Intitulada “Square Enix Reinicia e Desperta”, a estratégia visa otimizar os processos de desenvolvimento e reformular as metas de negócios com o objetivo de se concentrar em menos jogos de alta qualidade.

Também visa fortalecer a estratégia multiplataforma da Square Enix após o término do acordo de exclusividade da empresa com o PlayStation, o que deve acontecer após o lançamento do último jogo da trilogia de remakes 
de Final Fantasy 7, que provavelmente será um exclusivo temporário do PS5.

Fonte: GameRant

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