O desenvolvedor de jogos Farhan Noor, que acompanha cortes de empregos desde o início de 2023 no videogameslayoffs.com , estima que cerca de 10.500 funcionários da indústria de jogos foram demitidos no ano passado.
E menos de um mês até 2024, estima-se que cerca de 3.000 cortes de empregos planeados já tenham sido confirmados.
Falando anonimamente à GamesIndustry.biz , figuras importantes da indústria alertaram que tempos mais difíceis estão reservados para o mercado devido às altas taxas de juros contínuas, uma superabundância de novos lançamentos e investidores cautelosos.
Os líderes da indústria de jogos sugeriram que as perdas generalizadas de empregos em todo o mercado no ano passado continuarão ao longo de 2024 e provavelmente se estenderão também ao próximo ano.
“Se 2023 foi o ano das demissões, 2024 será o ano dos fechamentos”, segundo o CEO de uma empresa pública. “Não apenas desenvolvedores, mas editores, mídia e empresas de serviços.”
“Existem muitos negócios não lucrativos em videogames”, acrescentaram.“Estamos prevendo até dois anos de dor.” – declararam alguns. Um chefe de editora disse: “Muitos jogos receberam sinal verde em 2020 e 2021. Precisamos chegar aos níveis pré-pandêmicos em termos de cronograma de lançamento, e isso provavelmente levará dois anos.”
“Você já pode ver os editores assinando menos jogos. Isso está acontecendo em todos os lugares. As lojas estão saturadas, não apenas o Steam , e os jogos simplesmente não estão entregando os níveis que estavam. ”
Cerca de um terço dos desenvolvedores foram afetados por demissões em seus locais de trabalho durante os 12 meses encerrados em outubro de 2023. Questionados sobre o quão preocupados estavam com as demissões nos 12 meses seguintes até outubro de 2024, 14% dos mais de 3.000 entrevistados disseram estar muito preocupados, 16% disseram estar um pouco preocupados e 26% disseram estar ligeiramente preocupados.
Alguns dos entrevistados também forneceram feedback anônimo, incluindo suas opiniões sobre o aumento das demissões em todo o setor. “Os estúdios cresceram muito rapidamente durante a pandemia e as pessoas estão gastando menos dinheiro em jogos durante a crise do custo de vida”, disse um entrevistado. “A bolha está infelizmente estourando. Espero que isso crie novas start-ups que revolucionem a forma como desenvolvemos jogos e estabeleça um precedente para estúdios maiores seguirem.”
Outro escreveu: “As demissões são preocupantes porque não parecem seguir a tendência cíclica ‘típica’ de demissões após o lançamento de um projeto. Não que isso tenha sido ótimo, mas hoje em dia é difícil prever onde e quando as demissões poderão acontecer.”
Hoje, a Riot Games anunciou que demitirá cerca de 530 funcionários.
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