Lançado em 2018 no PC, Jimmy and the Pulsating Mass é uma jóia escondida que surgiu das ferramentas do RPG Maker, sob a criação de Kasey Ozymy e que chega hoje para consoles PlayStation, Nintendo e Xbox.
Pode ser que você não veja ele sendo reconhecido e celebrado neste momento na comunidade. E se isso acontecer, eu só lamento por ela! Vem comigo que eu te conto o porquê!
Sobre o jogo
Jimmy and the Pulsating Mass é um RPG de estilo japonês criado por um cara do Texas. Ele foi muito influenciado por JRPGs da era do SNES, particularmente Earthbound, Final Fantasy V e a série Breath of Fire , entre outros. Também foi fortemente influenciado por Yume Nikki .
O jogo se passa no sonho de um menino de oito anos. Quando uma entidade alienígena aparece e ameaça sua família e a estabilidade do próprio mundo dos sonhos, Jimmy parte em uma aventura para salvar sua família e erradicar a ameaça da Massa Pulsante. Ao longo do caminho, Jimmy terá que trabalhar com sua família, confrontar suas próprias falhas e enfrentar os pesadelos crescentes de seu subconsciente.

Gráficos, Sons e jogabilidade
Óbviamente o game lembra muito Earthbound na sua identidade visual porém tem sua identidade própria com uma atmosfera interessante em diversos cenários muito bem bolados nos detalhes, inclusive na trilha sonora que casa muito bem, nas diversas áreas e situações, imergindo num jogo que facilmente poderia ser confundido com um jogo original da era 8/16 bit.
O mapa de controle é bem simples e dinâmico, só os comandos em pontos específicos de acesso nos menus de combate / organização pecam em comportamento. Gostei muito de poder trocar de forma tanto pelo controle, quando pelos comandos do menu, tornando o gameplay dinâmico em um comportamento mais estratégico.
E o veredicto é…
Já podemos chamar de clássico JRPG, ou é muito cedo?
Jimmy and the Pulsating Mass não é nenhuma novidade, mas ainda bem que ele chegou aos consoles mostrando o que ele faz com excelência: Teletransportar o jogador para a era 8/16 bit. E assim como sua inspiração, nos faz imergir numa aventura infanto juvenil com seu charme e graça e quando você menos espera, as horas já passaram.
O bom é que neste caso, são horas deliciosas tentando entender o que se passa com Jimmy e seus amigos (e inimigos), percorrendo à cada minuto numa forma diferente que te ajuda à transpor frestas, buracos e os mais variados obstáculos e acessos. O jogo tem muita exploração, um mundo recheado de dungeons opcionais e uma boa dose de conteúdo.

Kasey Ozymy acertou demais aqui nos personagens e situações que criou, que te levam facilmente para mais de 40 horas de jogo. Soube criar leveza, tensão e humor bem peculiares que despertaram em mim aquela memória comparativa com outros jogos que, de forma competente, criaram também essas características. Os NPCs estão lá, cada um cumprindo seu papel com maestria. Uma dica, uma direção, ou lhe colocando à par da futura situação, se você se arriscar numa dungeon.
A mecânica brilha no desenrolar da trama e mais ainda quando quebra-cabeças e segredos inteligentes espalhados pelo jogo, se apresentam. Ela provoca a criatividade do jogador no uso misto da habilidades que cada forma possibilita, dentro ou fora de batalha e mesmo assim ainda promove o desafio de como ter sucesso em usa-las em alguns inimigos.

É como se um sistema completo de classes fosse construído dentro de um único personagem, embora ele enfrente essa jornada acompanhado de seus amigos e cada um com seu papel definido, sem desenvolver a sí próprios na mesma amplitude que Jimmy.
Eu gostaria que o jogo tivesse a opção de mais idiomas, entre eles o Português Brasileiro, pra tornar menos misterioso o entendimento de alguns aspectos de gameplay e toda sua história aos jogadores. Mas mesmo assim recomendo fortemente você voltar as ans 90 nessa imersão ue vai te conquistar, como me conquistou!
Confira nosso gameplay abaixo:
Veja também: Master Lemon: The Quest for Iceland – Resenha












![[RUMOR] SONY pode estar construindo um novo estúdio com ex-devs da Deviation](https://gamertogamer.com.br/wp-content/uploads/2023/12/sonyXdeviant-1024x514.webp)

