Você pode torcer o nariz e reclamar da IA e seu uso nos games, mas 62% dos estúdios estão usando IA em algum momento durante o desenvolvimento do jogo.
Isso está de acordo com um novo relatório do fabricante de motores de jogos Unity, que revela que cada vez mais estúdios de desenvolvimento estão adotando ferramentas de IA para economizar tempo e eficiência.
Em 2022, o tempo médio de lançamento dos jogos foi de 218 dias; agora são 304 dias, afirma o relatório. 71 por cento dos estúdios que responderam à pesquisa disseram que a IA melhorou sua entrega e operações, para reduzir o tempo de lançamento.
Então, para que exatamente a IA está sendo usada? O uso número um da IA é melhorar as animações dos personagens, seguido pela escrita do código – ou pelo menos acelerar o processo. Isso é seguido de perto pela geração de arte e níveis, escrita e design narrativo e testes de jogo automatizados.
Um dos principais motivos para usar IA é reduzir o tempo gasto na prototipagem. O relatório afirma que 68% dos desenvolvedores pesquisados optaram por usar IA para acelerar a prototipagem. Em 2023, 96% dos estúdios gastaram três meses ou menos prototipando, em comparação com 85% no ano anterior, quando demorou mais.
Outra área de uso da IA é a construção de mundos, utilizada por 56% dos adotantes de IA. Destes, 64% usaram IA para desenvolver NPCs para povoar mundos.
Atual cenário e sua compreensão
Isso é acompanhado por outro relatório da Inworld, uma empresa de IA que no ano passado fez parceria com a Microsoft para oferecer ferramentas de IA aos desenvolvedores.
De acordo com a Inworld, 3 em cada 4 desenvolvedores estão “entusiasmados” com os NPCs de IA. Ele relatou que animações e texturas generativas são as ferramentas de IA com maior probabilidade de serem adotadas, seguidas por NPCs criados por IA. Quase metade dos desenvolvedores entrevistados pela Inworld acreditam que mais de 40% dos estúdios adotarão NPCs de IA.
Por outro lado, existem razões contra o uso de IA? O relatório da Unity afirma que 43% dos desenvolvedores entrevistados que estão hesitantes em relação à IA estão interessados, mas não têm tempo, enquanto 24% não possuem o conhecimento técnico. O restante dos entrevistados não sabia que a IA era possível ou não sabia o seu propósito. Apenas três por cento selecionaram “Outros”, o que pode ter incluído mais raciocínio ético.
O relatório da Unity é baseado em dados de desenvolvedores que usam seu mecanismo e ferramentas, bem como em uma pesquisa da empresa de pesquisa de mercado Cint em 2023 com 300 entrevistados. Deve-se notar que esta pesquisa provavelmente está direcionada para projetos móveis menores que usam Unity e que podem ter maior probabilidade de implementar soluções de IA.
Os resultados aqui do Unity sobre a adoção de IA são ligeiramente superiores aos de uma pesquisa recente da GDC , que entrevistou não apenas desenvolvedores, mas também trabalhadores de todo o setor. De forma mais ampla, então, 31% dos trabalhadores da indústria utilizaram ferramentas generativas de IA, sendo que 44% deles estavam nos negócios e nas finanças.
Na pesquisa da GDC, os desenvolvedores que trabalham em narrativa, arte e controle de qualidade eram mais propensos a dizer que a IA teria um impacto negativo na indústria, enquanto os trabalhadores de negócios, marketing e programação eram mais positivos.
IA não substitui o talento humano
Está claro, então, que a IA já é amplamente utilizada na indústria de jogos e isso só deverá aumentar à medida que o custo e o tempo gasto no desenvolvimento aumentarem. É uma das principais razões pelas quais a indústria está atualmente a sofrer demissões .
Mas será que a IA substituirá completamente os humanos? Isso parece improvável. Como o desenvolvedor de jogos relatou recentemente, o provedor de soluções Keywords tentou fazer um jogo 2D contando apenas com ferramentas generativas de IA. O experimento utilizou mais de 400 ferramentas diferentes para ver como elas poderiam “aumentar” o desenvolvimento.
No entanto, em última análise, descobriu que os humanos são insubstituíveis. “Embora a equipe do projeto tenha começado pequena, ela identificou mais de 400 ferramentas, avaliando e utilizando aquelas com melhor potencial. Apesar disso, acabamos utilizando recursos de bancada de sete estúdios de desenvolvimento de jogos diferentes como parte do projeto, já que as ferramentas não foram capazes de substituir talento”, disse o CEO da Keywords, Bertrand Bodson.
“Um dos principais aprendizados foi que, embora a GenAI possa simplificar ou acelerar certos processos, os melhores resultados e a qualidade necessária só podem ser alcançados por especialistas em sua área, utilizando a GenAI como uma ferramenta nova e poderosa em seu processo criativo.” – Bodson
Ainda assim, parece que a resposta à IA está lentamente a tornar-se mais positiva. A IA foi um grande tema de discussão na GDC do ano passado, com muitos respondendo com “reverência e raiva”. Estes relatórios recentes sugerem que as opiniões podem estar a abrandar.
Uma área onde a IA ainda é vista de forma particularmente negativa é a dublagem. Os atores estão enfrentando o aumento da IA, especialmente quando usada para mods deepfake. É algo contra o qual tanto o sindicato de atores do Reino Unido Equity como o sindicato dos EUA SAG-AFTRA precisam de se opor para proteger o trabalho dos atores.
Em Setembro de 2023, os membros do SAG-AFTRA votaram esmagadoramente a favor de uma greve e depois, no início deste ano, foi introduzido um novo acordo de IA, suscitando preocupação entre a comunidade em exercício. É agora provável uma greve contra as empresas de jogos .
O desenvolvedor de THE FINALS, Embark Studios, foi criticado por usar dublagem de IA no jogo de tiro online, embora em um comunicado tenha dito que “fazer jogos sem atores não é o objetivo final do Embark”.
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