Foi anunciado em setembro de 2023 que o então CEO Jim Ryan deixaria o cargo, com Hiroki Totoki assumindo em 1º de abril de 2024. Ryan agora deixou oficialmente a empresa, com Totoki assumindo a supervisão da divisão PlayStation (enquanto mantém sua função atual no Grupo Sony), enquanto um sucessor mais permanente para Ryan é procurado.
“O Sr. Totoki trabalhará em estreita colaboração com o presidente e CEO da Sony Group Corporation, Kenichiro Yoshida, e a equipe de gestão da SIE para ajudar a definir o próximo capítulo do futuro do PlayStation, incluindo a sucessão do cargo de CEO da SIE” – comunicado da Sony na época.
Embora sua função de CEO interino comece oficialmente hoje, Totoki já havia começado a visitar estúdios nos últimos meses e já deixou clara sua opinião sobre a estratégia de jogos da Sony.
Em fevereiro, durante uma sessão de perguntas e respostas após o último briefing de resultados financeiros da Sony, Totoki disse que deseja que a Sony seja “agressiva” quando se trata de melhorar as margens de lucro de sua divisão de jogos, o que ele diz que pode ser parcialmente alcançado com um foco maior em trazer o primeiro- jogos de festa para PC.
Respondendo a uma pergunta sobre por que a divisão de jogos tem visto um aumento na receita bruta, mas não nos lucros, Totoki deixou claro que sente que o lançamento de jogos “multiplataforma” (que ele aparentemente esclareceu como significando PC) continua a ser o caminho a seguir.
“No passado, queríamos popularizar os consoles, e o principal objetivo de um título original era tornar o console popular.
Isso é verdade, mas há uma sinergia nisso, então se você tiver um conteúdo original forte – não apenas em nosso console, mas também em outras plataformas, como computadores – um [jogo] original pode ser desenvolvido com multiplataforma, e isso pode ajudar a melhorar o lucro operacional, então esse é outro ponto em que queremos trabalhar proativamente.
Pessoalmente, acho que existem oportunidades para melhorar a margem, por isso gostaria de ser agressivo na melhoria do desempenho da nossa margem.” – Hiroki Totoki
Durante a mesma ligação, Totoki disse que a Bungie poderia ser melhor em “assumir a responsabilidade por seus cronogramas de desenvolvimento” .
Em uma tradução oficial das perguntas e respostas fornecidas pela Sony, Hiroki Totoki disse que embora estivesse impressionado com a habilidade da Bungie como desenvolvedora de videogames, ele sentiu que ela poderia fazer melhorias do ponto de vista comercial.
“Visitei os estúdios da Bungie e tive reuniões com a administração”, disse ele, “e vi que os funcionários que trabalhavam nos estúdios estavam altamente motivados, demonstrando grande criatividade, bem como um conhecimento impressionante de serviços ao vivo.”
“No entanto, também senti que havia espaço para melhorias do ponto de vista empresarial no que diz respeito a áreas como a utilização de despesas comerciais e a assunção de responsabilidade pelos prazos de desenvolvimento. Espero continuar o diálogo e encontrar boas soluções.” – concluiu Toyoki
Veja também: Final Fantasy Pixel Remaster – A coletânea retrô definitiva