Hideki Kamiya, criador de Bayonetta e The Wonderful 101, anunciou que deixará a desenvolvedora PlatinumGames. A notícia veio através da conta X da PlatinumGames (antigo Twitter), em uma mensagem que revelou o último dia de Kamiya: 12 de outubro.
“Estamos verdadeiramente gratos pelas suas ideias criativas, liderança e contribuição para o crescimento da PlatinumGames desde o nosso início até hoje”, diz o comunicado. “Acreditamos que ele continuará a ter sucesso em seus empreendimentos futuros como criador de jogos. Estamos ansiosos para ver a indústria de jogos crescer em um lugar melhor com ele. Desejamos a ele tudo de melhor para o futuro.” – completa
Kamiya seguiu com sua própria declaração no X: “Isso veio depois de muita consideração com base em minhas próprias crenças e não foi de forma alguma uma decisão fácil de tomar”, disse ele. “No entanto, sinto que este resultado é o melhor. Continuarei a criar do meu jeito Hideki Kamiya. Espero que você mantenha os olhos abertos.”
Kamiya foi cofundador da PlatinumGames em 2006, ao lado do criador de Resident Evil, Shinji Mikami. Os dois trabalharam juntos anteriormente na Capcom nas séries Resident Evil e Devil May Cry. Então, no Clover Studio fundado pela Capcom, Kamiya dirigiu Viewtiful Joe e Okami, antes de sair para montar a PlatinumGames com Mikami e o CEO da Clover, Atsushi Inaba. Lá Kamiya era mais conhecido por criar a série Bayonetta.
Não está claro no que Kamiya trabalhará a seguir, se ele fundará um novo estúdio ou se mudará para um desenvolvedor existente. Também não está claro o que a PlatinumGames está desenvolvendo atualmente, após o lançamento do spin-off de Bayonetta , Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon, em março.
No início deste ano, Mikami anunciou sua saída da Tango Gameworks , logo após o lançamento de Hi-Fi Rush. Será que este é um indício que os dois poderiam estar unindo forças mais uma vez?