O ex-desenvolvedor da Rockstar North, Obbe Vermeij, compartilhou uma pequena história sobre aquele estranho ovo de Páscoa lunar.
No grande sucesso do PlayStation 2 de 2001, Grand Theft Auto III , se você sacasse um rifle de precisão e atirasse na lua, ele mudaria de tamanho. Durante anos, os fãs tentaram explicar por que esse segredinho engraçado foi incluído no jogo. Foi uma referência a alguma coisa? Uma parte menor de um segredo maior? Agora, em 2023, graças a novas informações de um ex- desenvolvedor de GTA , sabemos a verdade.
No início deste mês, o ex-desenvolvedor da Rockstar North, Obbe Vermeij, postou alguns blogs fascinantes e interessantes narrando o desenvolvimento de jogos GTA anteriores e do Manhunt original . Esses artigos estão repletos de informações sobre como alguns dos jogos de maior sucesso já lançados foram realmente feitos. Mas embora Vermeij tenha excluído as postagens voluntariamente , a internet nunca esquece , e felizmente ainda podemos nos aprofundar nessas missivas e ler sobre por que aquele estranho ovo de Páscoa lunar foi incluído em GTA III, Vice City e San Andreas.
De acordo com uma postagem no blog intitulada: Por que a lua muda de tamanho quando você atira nela , Vermeij afirma que esse segredo bobo foi o resultado de os artistas não conseguirem concordar sobre o tamanho que a lua do jogo deveria ter no céu noturno de GTA III . .
“Os artistas me deram uma textura para a lua em [ GTA III ]. Coloquei a lua no céu, certifiquei-me de que ela fosse visível à noite e que tivesse um tamanho razoável”, explicou Vermeij no post.
Alguns dias depois, Vermeij diz que alguns artistas da Rockstar North apareceram nesta mesa perguntando se ele poderia mudar o tamanho da lua. Vermeij disse que sim e perguntou se os artistas queriam que fosse maior ou menor. Foi quando ficou claro que algumas pessoas queriam a lua maior e mais “cinematográfica”. No entanto, outros artistas queriam o oposto, uma lua menor e “mais realista”. Depois que essa discussão se prolongou um pouco, Vermeij ofereceu uma solução.
“Eu sugeri que o tamanho da lua fosse variável no jogo”, disse Vermeij. “Dessa forma eles poderiam decidir em seu próprio tempo e me informar a conclusão. Como eu estava trabalhando no rifle de precisão, fiz com que a lua alternasse entre três tamanhos (pequeno, médio, grande) conforme o jogador a atirava.”
Isso pareceu resolver o debate e segundo Vermeij; os artistas da Rockstar North nunca lhe responderam sobre a mudança de tamanho da lua, então ele simplesmente a deixou no jogo. Esse código, como já mencionado, acabaria em Vice City e San Andreas . Está até no spin-off Vice City Stories de 2006 . Talvez ninguém tenha notado? Ou, mais provavelmente, tornou-se um segredo famoso e a Rockstar o deixou lá.
É engraçado para mim finalmente descobrir a verdadeira história por trás desse famoso e estranho segredo. Durante anos, lembro-me de pessoas teorizando que era uma referência ao jogo de tiro DOS de 1995 da Bethesda, The Terminator: Future Shock – que tem seu próprio estranho ovo de Páscoa lunar – ou que o segredo era parte de algum mistério maior e ainda não resolvido envolvendo alienígenas na lua .
Não! Acontece que era apenas um desenvolvedor tentando ajudar alguns de seus colegas de trabalho a resolver um problema enquanto fazia um dos jogos de PS2 mais influentes de todos os tempos. Você sabe, apenas uma terça-feira normal.
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