A Comissão Federal de Comércio (FTC) chamou os aumentos de preços do Game Pass anunciados recentemente pela Microsoft de “exatamente o tipo de dano ao consumidor” que ela tentou impedir ao lutar contra a aquisição da Activision Blizzard pela empresa.
Após uma vitória judicial da Microsoft no ano passado, da qual a FTC está atualmente apelando, a corporação concluiu sua aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões em outubro de 2023.
A agência continua enviando evidências enquanto seu recurso é considerado e, em um novo processo na quinta-feira, destacou os novos níveis do Game Pass da Microsoft, que incluem um aumento de preço para o Ultimate e um novo nível Standard que não inclui lançamentos no primeiro dia.
“A degradação do produto — removendo os jogos mais valiosos do novo serviço da Microsoft — combinada com aumentos de preços para usuários existentes é exatamente o tipo de dano ao consumidor causado pela fusão que a FTC alegou”, escreveu.
“Os aumentos de preços e a degradação dos produtos da Microsoft, combinados com os investimentos reduzidos da Microsoft em produção e qualidade dos produtos por meio de demissões de funcionários, são as marcas registradas de uma empresa exercendo poder de mercado após a fusão.” – FTC(Comissão Federal de Comércio)
A carta da FTC continua observando que “os aumentos de preços da Microsoft coincidem com a adição de Call of Duty ao nível mais caro do Game Pass, e a descontinuação do nível Console acontecerá pouco antes do lançamento do jogo mais novo do CoD”.
Ele observa que “a Microsoft prometeu que ‘a aquisição beneficiaria os consumidores ao tornar [CoD] disponível no Game Pass da Microsoft no dia em que for lançado no console (sem aumento de preço para o serviço com base na aquisição)’”.
A agência conclui alegando que as ações pós-fusão da Microsoft justificam seu ceticismo anterior em relação às promessas feitas em relação ao Game Pass. Anteriormente, a FTC alegou que a decisão da Microsoft de fazer demissões em massa no início deste ano contradizia declarações anteriores feitas no tribunal sobre como planejava administrar os negócios do Xbox se adquirisse a Activision Blizzard.
Os advogados da Microsoft responderam mais tarde à alegação da FTC, dizendo que suas “afirmações factuais são incompletas e enganosas”.
A partir deste mês, o nível mais alto do Xbox Game Pass Ultimate aumentará de preço para US$ 19,99 / £ 14,99 / € 17,99 por mês (acima de US$ 16,99 / £ 12,99 / € 14,99). O PC Game Pass também aumentará de preço para US$ 11,99 / £ 9,99 / € 11,99.
Significativamente, a Microsoft aposentou seu Xbox Game Pass para o nível Console para novos usuários. Em breve, ele será substituído por um novo nível “Standard” de US$ 14,99, que incluirá acesso a um catálogo antigo de jogos e jogo online, mas sem lançamentos de um dia ou jogos em nuvem.
Fonte: VGC
Veja também: EA Sports FC 25 terá um sistema de passe premium