Em uma notícia publicada pela Bloomberg (via Insider Gaming), a ex-Vice-Presidente da Sony, Mena Sato Kato, que se juntou a Xbox como Diretora de Parcerias (Japão) em setembro fez uma forte declaração.
Tendo assumido a direção de uma marca que até muito recentemente vem tendo performances muito ruins no mercado japonês, Kato disse que as publishers japonesas de jogos “definitivamente precisam” da Xbox para ter sucesso na expansão dos seus negócios e que eles não podem fazer isso se eles dependerem exclusivamente da PlayStation.
Essas declarações vem após o Phil Spencer ter subido no palco da Tokyo Game Show para falar que a marca Xbox vem tendo um crescimento exponencial nos mercados asiáticos, incluindo o Japão. Esse crescimento, é claro, é movido pela disponibilidade do Game Pass para PC, o que não diz muito sobre o cerne da marca Xbox nos consoles.
No artigo da Bloobmerg, Kato especificamente diz “publishers japonesas definitivamente irão precisar de nós para expandir seus negócios. Seria difícil fazer isso só com a PlayStation.” Desde que se juntou a Xbox vinda das posições de Vice-Presidente de Negócios Mobile e VP de Desenvolvimento de Negócios na Sony, Kato se juntou a Sarah Bond, nova Presidente da Xbox, para tentar aproximar a gigante americana dos estúdios japoneses.
Estatísticas recentes indicam que cerca de 500 mil unidades do Xbox Series X|S combinados foram vendidas no Japão desde o lançamento, números bastante inferiores as marcas alcançadas pelo PlayStation 5, com cerca de 5 milhões de unidades, e principalmente as 31 milhões de unidades vendidas do Nintendo Switch.
O analista da UBS Securities Kenji Fukuyama disse no artigo que “a Microsoft oferece uma escalabilidade enorme para publishers japonesas pois praticamente não existem países no mundo sem PCs com Windows. No que diz respeito a acesso a jogadores em países emergentes, a Sony e a Nintendo não conseguem competir com Xbox.”
Dado o foco na existência da marca Xbox no PC e não só nos consoles, fica claro que é um cenário bastante desafiador para a marca, como a própria Kato admite. Mas o time parece focado em expandir em países asiáticos com o passar do tempo.
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