Ex-desenvolvedor da Ubisoft diz que a indústria está “em uma encruzilhada” com o crescimento dos jogos independentes

Day 4 Night - Ubisoft

O ex- desenvolvedor da Ubisoft Davide Soliani e o ex-escritor da Rockstar Games Christian Cantamessa compartilharam seus pensamentos sobre a indústria de videogames, afirmando que ela está em um ponto crítico de virada, pois o sucesso dos jogos indie continua a crescer.

A Ubisoft é um dos maiores estúdios de jogos do mundo, embora a empresa tenha enfrentado sua parcela de lançamentos recentes decepcionantes, como Star Wars Outlaws.

A Ubisoft está longe de ser o único grande estúdio enfrentando contratempos, com empresas como Electronic Arts e Activision também tendo lançado títulos altamente esperados que não atenderam às expectativas.

Essa onda recente de lançamentos decepcionantes de grande orçamento, combinada com outros fatores, provocou uma sacudida na indústria, com alguns dos estúdios mais conhecidos lutando para entregar.

No ano passado, a Ubisoft anunciou demissões em massa, um movimento que refletiu ações semelhantes de outros gigantes da indústria, como Bethesda e Epic Games. Apesar desses desafios, a indústria ainda está produzindo jogos excelentes; a diferença é que muitos deles agora vêm de estúdios independentes em vez dos principais players.

Em uma entrevista recente com a VGC , Soliani e Cantamessa discutiram seu novo estúdio indie, Day 4 Night, e compartilharam seus pensamentos sobre o estado atual da indústria.

Cantamessa enfatizou que “a indústria está em uma encruzilhada”, apontando os enormes investimentos financeiros necessários para jogos AAA modernos e o impacto negativo nos estúdios quando esses jogos não funcionam. Ele também mencionou que os jogadores estão se tornando cada vez mais atraídos por títulos únicos, como aqueles criados por estúdios indie.

AC Black Flag Ubisoft

A Day 4 Night está atualmente desenvolvendo seu primeiro título, que será um IP totalmente novo. Enquanto isso, vários estúdios indie já alcançaram um sucesso enorme. Baldur’s Gate 3, da Larian Studios, se tornou um grande sucesso , enquanto Hades , da Supergiant Games, é outro excelente exemplo de um título indie que ganhou aclamação da crítica e sucesso comercial.

Em 2019, a Mobius Digital lançou Outer Wilds, que muitos consideram um dos melhores jogos indie de todos os tempos. O recente aumento de títulos de alta qualidade de estúdios indie é um fator-chave que impulsiona a crescente demanda dos jogadores por jogos desse gênero.

Na entrevista, Cantamessa comparou a indústria de jogos de hoje à indústria cinematográfica do final dos anos 60 e início dos anos 70, observando que o público agora está desejando cada vez mais jogos indie do que produções de grandes estúdios.

Com os jogos de sucesso modernos exigindo mais investimento do que nunca, juntamente com uma mudança de demanda em direção a títulos mais exclusivos e pessoais, é uma tempestade perfeita para jogos indie capturarem uma fatia maior do mercado. Eventos como a queda de 16% no valor da EA em uma única semana podem se tornar mais comuns se os grandes estúdios não conseguirem se adaptar a essas condições de mudança.

Fonte: GameRant

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