Embora a Nintendo sempre tenha sido conhecida por lançar hardware menos potente em comparação ao Xbox ou PlayStation, ela sempre ofereceu uma enorme biblioteca de produtos inovadores.
O ex-presidente da Worldwide Studios da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, acredita que a Nintendo está perdendo sua identidade com o mais recente Switch 2.
Yoshida diz que o foco deve estar nos jogos, não no hardware, na revelação do Switch 2

Falando no Podcast Easy Allies, Shuhei Yoshida compartilhou seus pensamentos sobre o novo console e explicou que a Nintendo é uma empresa que se concentra na diversão e na jogabilidade e não nos aspectos técnicos dos consoles, o que é algo que eles parecem estar priorizando no Switch 2. Yoshida também destacou que, desta vez, a Nintendo até teve um técnico para apresentar o novo console.
“Acho que a Nintendo está perdendo sua identidade, na minha opinião. Para mim, eles estão sempre pensando em criar novas experiências, como projetar hardware e jogos juntos para criar algo — aquela experiência incrível. Mas o Switch 2, como todos prevíamos, é um Switch melhor, certo? Tem uma tela maior, um processador mais potente, resolução mais alta — 4K, 120 fps… Eles até tinham um especialista em hardware iniciando a transmissão, sabe, como [o que] outras plataformas fazem, certo?” – afirmou Yoshida
O ex-chefe do PlayStation continua dizendo que o que o Switch 2 está fazendo é o que outras empresas já fazem há muito tempo, e também acrescenta que não há problema se sua única plataforma de jogos for a Nintendo, e será a primeira vez que você poderá jogar jogos incríveis como Elden Ring.
Mas para a maioria dos jogadores dedicados que possuem vários dispositivos de jogos de hardware, você não estava interessado em ports, mas em jogos da Nintendo.
“É um Switch mais poderoso, então é ótimo se você jogasse apenas em hardware Nintendo; é a primeira vez que você pode jogar jogos incríveis como Elden Ring. Mas para nós, jogadores assíduos que possuímos vários hardwares e jogamos no PlayStation, Xbox, PC, os jogos que eles mostraram, especialmente de terceiros… Em teoria, é incrível ter todos esses jogos de estrelas da indústria em hardware Nintendo.
No entanto, o que eles mostraram foi como [faz uma careta] e eu fiquei confuso. Porque você sabe, todo mundo, especialmente pessoas da indústria como as editoras, devem ter sabido que o programa da semana passada seria um dos programas mais assistidos deste ano, como milhões de pessoas assistem. Então é uma plataforma incrível para anunciar e lançar seu novo jogo se você tivesse a chance, mas a maioria dos jogos são como ports de gerações passadas. Não sei se foi a direção da Nintendo ou a escolha de terceiros” – compartilhou Yoshida.
Resumindo, Yoshida acredita que o Switch 2 é ótimo e que todas as melhorias em relação ao console base são substanciais. No entanto, considerando o histórico da Nintendo, ele acredita que a empresa deveria ter se concentrado mais em jogos da Nintendo do que em ports de terceiros.
A maioria das pessoas compra consoles Nintendo para jogar jogos da Nintendo. Você tem um PC, PlayStation ou Xbox para jogar os outros jogos. Yoshida claramente pensa da mesma forma, e é compreensível que ele não tenha se envolvido totalmente na apresentação de revelação do Switch 2.
Em outras notícias, Yoshida revelou que não foi considerado para o cargo de CEO da PlayStation porque os executivos da empresa o consideraram “muito louco”.
Fonte: MP1st
Veja também: Forgive Me Father 2 chegará ao PS5, Xbox Series e Switch no próximo semestre