A Cyan Worlds, desenvolvedora por trás dos atemporais jogos de aventura de apontar e clicar para PC Myst e Riven , anunciou que demitiu 12 funcionários, ou aproximadamente metade da equipe.
Os desenvolvedores de Myst declararam que as demissões entrariam em vigor no final de março e pediram que outros estúdios entrassem em contato para contratar os afetados.
Originalmente lançado em setembro de 1993 no Macintosh OS antes de chegar ao Windows 3.1 em março de 1994, Myst foi projetado pelos irmãos Rand e Robyn Miller. Myst recebeu um remake em 2020 para headsets Oculus VR e foi posteriormente portado para consoles Steam e Xbox em 2021.
Situado na ilha titular de Myst, os jogadores devem resolver vários quebra-cabeças para desbloquear completamente os mistérios e a história de fundo da ilha. O cenário do jogo é dividido em mundos menores chamados Ages. Exemplos de Ages que os jogadores de Myst podem explorar incluem a Mechanical Age e a Stoneship Age.
Ao contrário da maioria dos jogos de PC da época, Myst não tem violência e não impõe limites de tempo para resolver os quebra-cabeças desafiadores do jogo.
Apesar de sua reputação de criar adorados jogos de quebra-cabeça de fantasia sombria, os desenvolvedores por trás de Myst fizeram um anúncio que nenhum estúdio quer fazer. Conforme relatado pela PC Gamer, a Cyan Worlds anunciou nas redes sociais que uma dúzia de funcionários foram demitidos, com efeito no final de março.
A liderança do estúdio declarou que a decisão foi tomada após fazer o que pôde para evitar a situação, mas o estado atual da indústria de videogames forçou sua mão. Os cargos afetados se especializaram em áreas como áudio, garantia de qualidade, arte e gerenciamento de comunidade.
A Cyan Worlds disse que todos os membros afetados receberam pacotes de indenização e pediu a outros estúdios de desenvolvimento que entrassem em contato e contratassem qualquer pessoa afetada.
Desenvolvedores de Myst Cyan Worlds anunciam demissões
Cyan friends and family, we have some difficult news to share today.
— Cyan Worlds (@cyanworlds) March 28, 2025
(More details in-thread below.) pic.twitter.com/1MdAq10VvH
A Cyan Worlds continuou comprometida em obter mais financiamento para projetos futuros e trazer alguma estabilidade ao estúdio. Alguns dos ex-funcionários afetados da Cyan consentiram em listar suas informações de contato e páginas do LinkedIn por meio de uma Planilha do Google que a empresa montou.
Em resposta, os fãs de Myst e Riven expressaram suas condolências e esperaram o melhor para os afetados. Infelizmente, a Cyan Worlds é apenas o mais recente estúdio a anunciar demissões, seguindo equipes maiores como a Ubisoft e a desenvolvedora de Tomb Raider , Crystal Dynamics, demitindo vários membros da equipe.

Além disso, a Cyan Worlds garantiu aos fãs que o lançamento para PlayStation de Firmament, um jogo de aventura da Unreal Engine 5, ainda está programado para chegar em abril, apesar das recentes demissões. Esperançosamente, a Cyan Worlds um dia se recuperará de sua atual situação financeira.
Fonte: GameRant
Veja também: Site comemorativo do 25º aniversário de Final Fantasy IX é lançado