A Nightdive Studios está pronta e disposta a começar a remasterizar jogos do Xbox 360 e PlayStation 3, dizem seus chefes.
A Nightdive é especializada em pegar jogos poligonais retrô que não são mais facilmente jogáveis em hardware moderno e lançar remasterizações em HD para PC e console. Os lançamentos recentes incluem The Thing, a trilogia Turok, System Shock, Forsaken, Doom 64, Quake, Quake 2, Shadow Man, Blade Runner, PO’ed, Rise of the Triad e Star Wars: Dark Forces.
Na maior parte do tempo, o estúdio se concentra em jogos que originalmente tinham versões para PC e depois os porta para sistemas modernos usando seu mecanismo proprietário KEX Engine.
No entanto, em uma discussão recente com a VGC, o chefe do estúdio Nightdive, Stephen Kick, e o diretor de desenvolvimento de negócios, Larry Kuperman, disseram que estavam ansiosos para começar a analisar possíveis remasterizações de jogos que foram lançados apenas para Xbox 360 ou PS3.
“Estamos prontos”, disse Kuperman. Quando perguntado sobre como eles lidariam com cada jogo, dado quantos estúdios daquela época fecharam, ele então observou que havia vários aspectos a serem levados em conta.
“Eu começaria fazendo algumas perguntas”, ele explicou. “Era exclusivo para Xbox 360 ou havia uma versão para PC também? Porque isso também muda as coisas, a pouca preservação disponível. Temos código-fonte? Se sim, qual é a qualidade do código-fonte? E os ativos? Esses são os tipos de considerações que temos aí. Dito isso, houve alguns jogos realmente bons que saíram naquela época que não deveriam ser perdidos.”
Kick acrescentou: “Sobre o seu ponto, no entanto, com um jogo como Haze — digamos hipoteticamente que tivéssemos acesso a isso, e esse fosse nosso grande título para 2028, certo? — nós iríamos até os designers originais e diríamos: ‘Não foi tão bem quanto você esperava, tenho certeza de que você teve muito tempo para ruminar e pensar sobre o que teria feito diferente.’“

“Tivemos essas discussões antes com os desenvolvedores [originais] em alguns desses jogos, e demos a eles uma oportunidade de voltar e dizer ‘isso é o que eu teria feito’. No caso do System Shock 2 Remastered e de muitos desses outros jogos que temos olhado, assim que você os traz e os importa para um hardware mais novo, alguns dos problemas começam a se resolver, como taxa de quadros, taxa de atualização, resolução de textura, streaming, tempos de carregamento.” – Kick
Especificamente sobre o PS3, foi perguntado se a arquitetura única do sistema do console poderia tornar mais difícil remasterizar jogos que eram exclusivos do terceiro console da Sony. Kick respondeu que seria um desafio, mas ele estava confiante de que o Nightdive poderia fazer o trabalho.
“Sim, definitivamente”, ele respondeu. “Eu acho que a arquitetura – quero dizer, eu me lembro da conversa quando o sistema foi lançado pela primeira vez, de quão difícil era para os desenvolvedores ‘entendê-lo’ – e esse é um grande problema com compatibilidade com versões anteriores. Isso é um pouco diferente, mas quando o PS3 foi lançado, ele era compatível com versões anteriores do PS2. E depois de um tempo, eles ficaram tipo ‘bem, é muito caro, porque estamos literalmente colocando o hardware para ambos os sistemas para que isso aconteça’. Novamente, não havia uma solução elegante onde o hardware do PS3 pudesse rodar jogos do PS2. Simplesmente não era compatível.”
“Então sim, se chegarmos a isso – ou eu deveria dizer quando – chegarmos aos jogos da era PS3, será um desafio que teremos que enfrentar. Mas acho que tivemos experiência suficiente para podermos fazer um trabalho útil em uma remasterização do PS3.” – Kick
Kuperman acrescentou: “A outra parte são as vantagens de ter nosso próprio motor, e essa é uma parte realmente grande da história do Nightdive. Há coisas que podemos fazer porque temos nosso próprio motor. Então, vou adivinhar que, se fôssemos por esse caminho, Sam poderia descobrir algo que pudesse fazer com o KEX.”
Em outra parte da discussão com a VGC, Kick e Kuperman disseram que estavam otimistas de que um dia o estúdio poderia remasterizar o clássico jogo de tiro The Operative: No One Lives Forever, apesar do recente fechamento de sua desenvolvedora Monolith Productions.
Fonte: VGC
Veja também: gamescom latam 2025 anuncia edição da Copa PcD, conhecida como Copa Machadinho