O site Insider Gaming confirmou que as especificações do PS5 Pro vazadas ontem (15) são reais e o novo console ainda está previsto para o fim de 2024.
Conversando com as fontes, o site diz que a documentação vazada do canal do YouTube Moore’s Law is Dead é real, apesar das críticas ao vazador e das especificações vazadas. O Insider Gaming pode confirmar que a documentação vazada é de um portal de desenvolvedores do PlayStation, que foi enviado nesta semana para um grupo mais amplo de desenvolvedores terceirizados.
No início de 2023, foi noticiado (via rumores) que o PS5 Pro tem o codinome ‘Trinity’ e terá como objetivo uma taxa de quadros por segundo melhores, uma resolução de 4K mais frequente, um novo ‘modo de desempenho’ para resolução de 8K e ray tracing acelerado. Além disso, foi relatado que o Trinity terá 30 WGP e 18.000 mts de memória.
Os documentos vazados de hoje também confirmaram:
- Renderização 45% mais rápida que PS5
- 2-3x Ray Tracing (x4 em alguns casos)
- 33,5 teraflops
- Solução de upscaling/antialiasing PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution Upscaling)
- Suporte para resoluções de até 8K está planejado para versões futuras do SDK
- Arquitetura personalizada de aprendizado de máquina
- Acelerador AI, com suporte para 300 TOPS de computação de 8 bits / 67 TFLOPS de ponto flutuante de 16 bits
O Insider Gaming também pode confirmar que os devkits estão disponíveis para estúdios primários desde setembro de 2023, terceiros desde janeiro de 2024 e a partir deste outono brasileiro de 2024 também estarão disponíveis kits de teste que serão idênticos ao produto final.
Por fim, é dito que o PS5 Pro está atualmente almejando um lançamento para o fim de 2024, mas a data pode ser alterada devido à falta de jogos para PlayStation 5 neste ano.
Confira também: Após atrasos, Hyper Light Breaker tem uma nova janela de lançamento