Elon Musk diz que sua empresa xAI lançará um ‘ótimo jogo gerado por IA’ até o final de 2026

xAI - Elon Musk - thumb - artwork
Compartilhe com seus amigos:

Elon Musk disse que sua empresa de IA será capaz de gerar um “ótimo” videogame até o final do ano que vem. Musk é dono da xAI, uma empresa de inteligência artificial que trabalha em vários projetos, sendo o mais notável o chatbot Grok.

No ano passado, a xAI lançou o Aurora, um modelo de conversão de texto em imagem que permite à Grok gerar imagens com prompts de texto. Em julho de 2025, foi lançado o Grok Imagine, que permite aos usuários gerar clipes animados de seis segundos com som, também baseados em prompts de texto.

Agora, Musk afirma que sua empresa de IA não só será capaz de gerar um videogame até o final de 2026, mas que ele será “ótimo”.

No domingo, um usuário do X postou um clipe do Grok Imagine mostrando um vídeo gerado por IA de um videogame de guerra, dizendo: “Os videogames serão gerados dinamicamente pelo Grok no futuro”. Musk então respondeu ao clipe, dizendo: “O estúdio de jogos xAI lançará um ótimo jogo gerado por IA antes do final do ano que vem”.

Notavelmente, uma hora depois, Musk postou uma mensagem semelhante , alegando que Grok “fará um filme que será pelo menos assistível antes do final do ano que vem e filmes realmente bons em 2027”.

A sugestão de que a xAI seria capaz de fazer um “ótimo” videogame até o final de 2026, mas “filmes realmente bons” não sairiam antes de 2027, pode ser uma surpresa para alguns, dado que os vídeos gerados por IA já existem há algum tempo, enquanto os jogos gerados por IA ainda estão em sua infância relativa.

Musk declarou durante uma transmissão da xAI em fevereiro que a empresa estava lançando um estúdio de jogos de IA, dizendo: “Se você tem interesse em se juntar a nós e desenvolver jogos de IA, junte-se à xAI. Vamos anunciar hoje à noite, vamos lá.”

A xAI não é a única empresa a experimentar videogames gerados por IA. No início deste ano, a Microsoft lançou uma versão do Quake 2 totalmente alimentada por IA generativa . A demonstração tecnológica do Quake 2 é alimentada pelo novo modelo de IA generativa para videogames da Microsoft , o Muse, que, segundo a empresa, pode gerar “visuais de jogo, ações de controle ou ambos”.

A reação à demonstração da Microsoft foi majoritariamente negativa, com um usuário do X afirmando: “Fizemos um programa que imagina de forma vaga e imprecisa como seria se você estivesse jogando Quake 2 agora mesmo. Ele requer todos os mesmos equipamentos que você usaria para jogar Quake 2, mas consome um bilhão de vezes mais eletricidade.”

“Isso é absolutamente nojento e desrespeita o trabalho de todos os desenvolvedores em todos os lugares”, dizia outra resposta, com palavras mais fortes.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que planeja lançar um catálogo de videogames que utilizem seu novo modo de IA generativa . Comentando sobre o Muse em fevereiro, Nadella comparou o momento “uau” que ele disse ter sentido ao ver pela primeira vez outros modelos de IA generativa, como o ChatGPT.

Elon Musk trabalhou com videogames no início de sua carreira, durante sua passagem pela Rocket Science Games em meados dos anos 90. Ele está listado nos créditos dos títulos da Mega CD Loadstar: The Legend of Tully Bodine e Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm – o banco de dados de jogos MobyGames afirma que ambos os jogos tiveram a mesma pontuação média de 53% nas revistas de videogame da época.

Fonte: VGC

Veja também: Novo jogo da PlayStation Plus Extra para outubro de 2025 vaza online

Rolar para cima