Electronic Arts demite 5% de sua força de trabalho

A Electronic Arts anunciou um plano de reestruturação que irá demitir aproximadamente 5% de sua força de trabalho global. A empresa empregava 13.400 funcionários em março de 2023, de acordo com o seu mais recente registo anual junto da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, o que significa que poderia estar a cortar cerca de 670 empregos.

O CEO da EA, Andrew Wilson, disse em uma carta aos funcionários: “Dado como e onde estamos trabalhando, continuamos a otimizar nossa presença imobiliária global para melhor apoiar nossos negócios.”

“Também estamos encerrando os jogos e nos afastando do desenvolvimento de futuras IP licenciadas que não acreditamos que terão sucesso em nossa indústria em constante mudança. Esse foco maior nos permite impulsionar a criatividade, acelerar a inovação e duplicar nossas maiores oportunidades – incluindo nossa propriedade intelectual própria, esportes e comunidades on-line massivas – para oferecer o entretenimento que os jogadores desejam hoje e amanhã.”

“Por último, estamos simplificando as operações de nossa empresa para oferecer experiências mais profundas e conectadas para fãs em todos os lugares que constroem comunidades, moldam a cultura e aumentam o fandom.” – Andrew Wilson

Wilson disse sobre as demissões: “Embora nem todas as equipes sejam afetadas, esta é a parte mais difícil dessas mudanças e consideramos profundamente todas as opções para tentar limitar os impactos às nossas equipes.”

“Nosso principal objetivo é fornecer aos membros da equipe oportunidades para encontrar novas funções e caminhos para a transição para outros projetos. Quando isso não for possível, apoiaremos e trabalharemos com cada colega com a máxima atenção, cuidado e respeito. A comunicação desses impactos já começou e estará praticamente concluída no início do próximo trimestre.” – Andrew Wilson

A EA disse que as ações associadas ao plano de reestruturação “prevêem que estejam substancialmente concluídas” até ao final deste ano civil.

GamesIndustry.biz está relatando que a EA cancelou um jogo licenciado como parte deste plano. Um representante da EA disse ao site que os jogos Pantera Negra e Homem de Ferro da empresa ainda estão em desenvolvimento.

Foi anunciado anteriormente que o estúdio Star Wars Jedi, Respawn, também estava trabalhando em pelo menos mais dois jogos Star Wars. Um desses títulos seria um novo FPS de Star Wars que estava sendo dirigido pelo ex-veterano da LucasArts e co-criador de Medal of Honor, Peter Hirschmann. A presidente da EA Entertainment, Laura Miele, confirmou o cancelamento.

E não parou por aí. A EA também fechou a Ridgeline Games, estúdio formado em 2021 para trabalhar em um futuro jogo single-player Battlefield. O estúdio estava se preparando para seu projeto de estreia, que foi descrito como “uma campanha narrativa no universo Battlefield” .

Na semana passada foi confirmado que o cofundador do estúdio, o cocriador de Halo, Marcus Lehto , havia deixado a empresa por motivos aparentemente pessoais. Lehto reagiu às notícias do X ontem, sugerindo que não tinha conhecimento dos planos de fechar Ridgeline.

A EA anunciou um plano de reestruturação semelhante em março passado, quando disse que iria despedir 6% da sua força de trabalho , uma medida que se acredita ter impactado cerca de 775 funcionários.

Em janeiro, a Microsoft anunciou planos de cortar 1.900 funcionários no Xbox , Bethesda e Activision Blizzard King, representando cerca de 8% de sua divisão geral de jogos. E na terça-feira, a PlayStation disse que planeja demitir 900 funcionários em todo o mundo, o que também representa cerca de 8% de sua força de trabalho.

O desenvolvedor de jogos Farhan Noor, que acompanha cortes de empregos desde o início de 2023 no videogameslayoffs.com, estima que cerca de 10.500 funcionários da indústria de jogos foram demitidos no ano passado. Menos de dois meses em 2024, o total de Noor para este ano é de 7.800 após o anúncio da EA.

Veja também: O duro golpe que a Embracer Group sofreu é uma derrota para todos

Rolar para cima