Relatórios sugerem que Silent Hill 2 e Star Wars Jedi: Survivor — dois jogos marcados como ‘PS5 Pro Enhanced’ na PlayStation Store — na verdade têm desempenho pior em suas versões aprimoradas do que no console PS5 básico.
Jogadores na página do Reddit de Silent Hill 2 vêm reclamando há mais de uma semana que, embora o jogo seja aparentemente aprimorado para PS5 Pro, ele ainda tem opções de qualidade e desempenho gráfico.
This is “PS5 Pro Enhanced.” This is false advertising, blatantly. This is WORSE standard PS5.
byu/USDOT insilenthill
Afirma-se que o modo Qualidade ainda roda a 30 quadros por segundo sem nenhuma melhora perceptível, enquanto o modo Desempenho agora tem um efeito cintilante estranho em algumas superfícies.
Foi sugerido que o brilho pode ser resultado da tecnologia de upscaling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) usada pelo PS5 Pro, e que ela está funcionando incorretamente com este jogo em particular. Um vídeo mostra o jogador alternando para o modo Performance no meio do jogo, o que imediatamente faz o efeito brilhante aparecer, principalmente nas poças e árvores.
Star Wars Jedi: Survivor parece ser outra vítima do PSSR, com a Digital Foundry publicando um vídeo que afirma que a versão PS5 Pro tem “sérios problemas de qualidade de imagem”.
Exibindo um vídeo lado a lado do jogo rodando no modo Performance no PS5 e PS5 Pro, a Digital Foundry observa um brilho claro presente no último.
“Se você olhar isso lado a lado, você pode ver o quão instável o jogo parece agora com PSSR no modo Performance,” Oliver Mackenzie da Digital Foundry diz no vídeo. “Eu pessoalmente diria que parece dramaticamente pior do que o antigo modo Performance aqui.”
Mackenzie observa que Jedi: Survivor teve vários patches antes do lançamento do PS5 Pro, e que chegou a um ponto em que seu modo Performance “não parecia tão ofensivo – basicamente não era tão ruim, era basicamente ok, especialmente de uma distância de visualização normal em uma televisão grande”.
Mackenzie sugeriu que o problema é quase certamente devido à maneira como o PSSR aumenta a escala da imagem. Como outros algoritmos de aumento de escala, o PSSR pega uma imagem renderizada existente de um jogo e usa aprendizado de máquina para tentar preencher os detalhes ausentes e apresentar o jogo em uma resolução mais alta.
O problema com isso é que se a imagem renderizada tiver um baixo nível de detalhes, ou algo com um padrão intrincado e não repetitivo que possa confundir o upscaler de IA — como uma superfície de estrada ou folhagem — os resultados do upscale podem ser diferentes em cada quadro, resultando no efeito cintilante.
Ainda não está claro se esses problemas serão corrigidos ou se o problema precisa ser corrigido no nível do jogo ou do sistema. Os jogadores de Silent Hill 2 na página do jogo no Reddit estão ficando impacientes com a aparente falta de reconhecimento da Konami ou da Sony sobre o problema.
“Estou totalmente tranquilo se um patch ou correção para os problemas extremamente óbvios do Pro não estiver pronto, ou talvez esteja a semanas de distância”, escreveu o usuário Time-did-Reverse. “Não sou irracional e espero correções imediatas em um novo console. Mas acho que é razoável ficar irritado com a total falta de comunicação da Sony e da Bloober Team em relação a 1) Reconhecimento dos problemas, 2) Reconhecimento de que os problemas estão sendo revisados/resolvidos, 3) Se conhecido, alguma forma de ETA para resolver os problemas e 4) Deixar claro se este jogo é atualmente ‘PS5 Pro Enhanced’ como diz a etiqueta na loja.”
Fonte: VGA
Veja também: Dos criadores de PATAPON, o jogo de ação rítimica roguelite RATATAN está chegando em 2025