Dead of Darkness – Resenha

Dead of Darkness - artwork GTG
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Dead of Darkness é um novo survival horror 2D em 3ª pessoa do pequeno estúdio alemão Retrofiction Games e distribuído pela Eastasiasoft para os consoles Nintendo Switch, PlayStation e Xbox que chegou dia 1° deste mês.

Este survival horror old school pixelado que estreou no PC (via Steam) em janeiro deste ano, mostra uma notória inspiração em clássicos dos anos 90 nos games e no cinema. Mas isso é o suficiente?

Sobre o jogo

Na Inglaterra de 1985, o investigador particular Miles Windham segue uma pista sobre a misteriosa morte de sua filha até a Ilha de Veludo.

Mas, ao chegar à ilha, logo percebe que os moradores estão se comportando de forma estranha. De fato, há uma hostilidade crescente em relação ao investigador que parece se intensificar a cada minuto. Não demora muito para que a situação se agrave, e Miles se vê em uma luta pela própria sobrevivência.

Dead of Darkness - cena corredor

Velvet Island ganha vida em detalhes grotescos enquanto Miles e sua nova aliada Olivia vasculham o hospital psiquiátrico Graham Memorial e suas instalações vizinhas. 

Gráficos, Sons e Jogabilidade

Pixelart e desenhos dos personagens em HD ilustram a história e ação deste game que tem som e trilha sonora que imprimem um clima bem bacana, fiel ao gênero. Os comandos são ok, mas o mapa de controles, para mim, é terrível.

A diagramação funcionaria melhor como a de um FPS, com os gatilhos inferiores mirando e atirando e um dos botões frontais como recarregador. Se isso pode ser mudado, configurado? Não.

E o veredicto é…

Se Resident Evil tivesse nascido em 8 ou 16 bits, teria essa cara. Dead of Darkness tem tudo o que o famoso título tem. O jogo abusa de um enredo muito similar ao clássico, bem como traz momentos à la A Noite dos Mortos Vivos, e isso é muito sedutor.

A história é interessante, mas, infelizmente, o jogo não oferece opções de idioma em português, o que dificulta para que todos tenham a chance de acompanhar a narrativa. Em contrapartida, o início do jogo se baseia em apresentar ao jogador o começo de tudo e o contexto em que a aventura se desenrolará, porém isso é feito de maneira muito morosa e monótona.

Isso, na minha percepção, vai contra a inspiração e quebra a expectativa sobre jogar esta aventura. O clima é típico de survivor horror, óbvio, mas são cerca de 15 minutos até a gameplay definitiva começar.

Há pequenos sustos e muitos lugares a explorar, que, na maioria, não acrescentam em nada. Salvar o game e lidar com os itens coletados é praticamente igual a Resident Evil, reforçando a inspiração novamente.

O roteiro é inteligente e o gameplay se torna delicioso entre puzzles e os embates contra chefões – que podem dar impressão de difíceis, porém é tudo na base de estratégia – e qde quebra oferta a alternância de gameplay entre 2 personagens, o que grita a todo momento: “Isso é tão Resident Evil!”

Dead of Darkness tem uma lista de troféus extensa e dificuldade moderada para completar 100% ou platina, caros Trophy Hunters.

O título está disponível para os consoles PlayStation, Xbox e Nintendo por um preço bacana de lançamento, e eu recomendo que você não perca a oportunidade de tê-lo em sua biblioteca. Acompanhe o gameplay inicial abaixo:

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