Dead Man’s Diary – TML Studios

Fala pessoal Muu chegando por aqui e desta vez vou comentar sobre o jogo Dead Man’s Diary, desenvolvido e distribuído pela TML Studios, o jogo foi lançado no dia 25 de janeiro deste ano, para as plataforma de nova geração.

Dead Man’s Diary, é um jogo de aventura de sobrevivência com foco narrativo, estreou no PlayStation 5 e Xbox Series, o jogo mergulha os jogadores em um cenário pós-apocalíptico e já está disponível para compra digital na PlayStation Store e Xbox Store.

Apresentando paisagens visualmente deslumbrantes e graficamente avançadas, que vão desde florestas sinistras a ruínas industriais desoladas, Dead Man’s Diary para PlayStation 5 e Xbox Series representa uma evolução significativa desde o seu lançamento inicial em consoles da geração passada e PC. A TML-Studios melhorou consistentemente o jogo, com esta última iteração aproveitando o poder do Unreal Engine 5. Os jogadores podem antecipar uma experiência mais imersiva no mundo do jogo, complementada por um novo trailer emocionante:

O trailer apresenta várias melhorias, incluindo a adoção do Unreal Engine 5 para uma experiência de jogo superior, integração da avançada tecnologia de iluminação Lumen do Unreal Engine 5 e mecânica de interação refinada com elementos ambientais. Além disso, introduz um sistema integrado de dicas no jogo para orientação aprimorada e um sistema de ajuda dinâmica opcional para garantir uma jogabilidade mais suave. Os recursos exclusivos da versão PS5 incluem suporte para o controle sem fio DualSense, adicionando uma camada extra de imersão.

Aproveitando a mais recente iteração do Unreal Engine, Dead Man’s Diary dá vida a paisagens desoladas com um nível notável de realismo. A proficiência da TML Studios com este motor, evidente em projetos anteriores como The Bus, desempenhou um papel crucial na formação do Dead Man’s Diary. Os visuais de tirar o fôlego do jogo são complementados por uma produção de áudio de alta qualidade, tecendo a narrativa através dos intensos monólogos internos do protagonista e entradas do diário em um cenário de música emotiva.

Fundada em 2004 por Thomas Langelotz, a TML-Studios é famosa por criar jogos de simulação de alto nível, como The Bus e Tourist Bus Simulator. Como um dos desenvolvedores de jogos experientes da Alemanha, a TML-Studios também opera sua estação de rádio exclusiva: doublebass.fm.

  • Versão do jogo: PS5
  • Tamanho total do jogo instalado: 10GB
  • Resolução máxima do jogo: 4K 60FPS
  • Possui HDR: Sim
  • Ray Tracing: Sim
  • Multiplayer: Não
  • Preço: PS4/PS5 R$: 175,90 / Xbox R$: 112,45 

Opinião sobre o jogo Dead Man’s Diary:

Descrever um apocalipse zumbi como entediante normalmente não seria uma escolha de palavras. A tensão de sobreviver em um mundo sem acesso fácil a comida e água, o horror de perder entes queridos – são experiências terríveis, mas certamente não monótonas. No entanto, Dead Man’s Diary parece não ter recebido o memorando sobre o apocalipse, pois é um dos jogos mais tediosos que já joguei.

Apesar disso, o jogo apresenta uma premissa interessante para um game de zumbis. Um vilão obcecado consigo mesmo decidiu que, ao morrer, a Terra não deveria mais funcionar e armou uma série de bombas nucleares que praticamente destruíram tudo.

Com isso, as pessoas começaram a se esconder em bunkers subterrâneos, mas o espaço era limitado e os suprimentos acabaram rapidamente. Depois de tirar a sorte curta, nosso protagonista é expulso do bunker para que outros possam viver mais tempo, resultando em longas caminhadas por um mundo desolado.

Sem rumo…

Andar sem rumo é praticamente tudo o que você fará na maior parte do jogo, coletando suprimentos para construir abrigos e manter-se saudável.

Em Dead Man’s Diary, há quatro coisas com as quais você precisa se preocupar para continuar vivo: comida e água são óbvias, mas também há o nível de radiação (que você reduz tomando pílulas de iodo) e a febre (que você reduz enrolando tecido embebido em vinagre e água ao redor das pernas). É um jogo padrão de preenchimento de medidores, mas encontrar os itens para fazê-lo é uma tarefa árdua.

A principal razão para isso é que há uma chance de que toda a comida e água que você encontra esteja contaminada pela radiação. Isso significa escanear cada lata de feijão e garrafa de água com seu contador Geiger. Infelizmente, leva muito tempo para escaneá-los. A maioria dos suprimentos que você encontra acaba sendo contaminada de qualquer maneira, então geralmente é tudo em vão. A pior parte desse ciclo de jogo, no entanto, é que quando você volta para sua tocha depois, não pode se mover até liberar completamente os controles por um momento. Não acho que seja necessário explicar por que isso é frustrante.

Andarilho?

Dead Man’s Diary é dividido em áreas distintas, e na maioria delas você precisará encontrar os materiais para construir uma fogueira e um abrigo antes de progredir. O incômodo de andar por ambientes onde todas as casas e becos são iguais é deprimente, e você precisa de muita madeira, palha e postes de metal para concluir esse objetivo tedioso.

Após alguns minutos de coleta, um ponto branco útil começará a apontar exatamente para o lugar onde você precisa ir, como se os desenvolvedores soubessem o quão cansativa essa empreitada seria. Você pode desativar isso se quiser uma verdadeira experiência imersiva no apocalipse, mas eu não recomendaria.

Depois de coletar o suficiente, é hora das coisas começarem a esquentar. Um barulho alto o alertará sobre alguma ameaça iminente (ou às vezes acontecerá sem motivo aparente) e você precisará encontrar um local seguro para evitar a morte.

Seja um urso furioso ou uma bomba atômica, há sempre apenas um lugar para onde o jogo espera que você saiba magicamente ir, e se você não chegar lá o mais rápido possível, morrerá.

Isso acontecerá com você, e quando acontecer, não espere um salvamento automático para garantir que você não perca muito progresso, porque Dead Man’s Diary não é adepto desse recurso.

São esses pequenos detalhes que realmente arruinam Dead Man’s Diary. Coisas como a quantidade absurda de paredes invisíveis que impedirão você de explorar e, ocasionalmente, até mesmo o prenderão para sempre. Ou seu útil ponto branco de repente o levando a materiais que você nem precisa. Em um jogo que já é laborioso, qualquer coisa que o torne ainda pior de se jogar não é aceitável.

História e dublagem

Não posso deixar de mencionar a história e a dublagem de Dead Man’s Diary, que são constrangedoras. Linhas piegas e ocasionalmente sem sentido são constantemente proferidas pelo protagonista, e isso será ou a pior ou a melhor parte do jogo para você, dependendo de quão engraçado você achar.

Mesmo que eu não tenha gostado de jogar Dead Man’s Diary, não posso negar que ele tem alguns elementos impressionantes. Os visuais são muito melhores do que deveriam ser, e se você gosta do estilo de arrombamento de fechaduras ao estilo Skyrim, está prestes a se deliciar. Admito que isso não parece ser um grande atrativo, mas gosto de reconhecer quando algo é bem feito.

Dead Man’s Diary é tedioso, cheio de paredes invisíveis e frequentemente injusto. Seja escaneando repetidamente alimentos em busca de radiação ou procurando os mesmos materiais para construir mais um abrigo, posso quase garantir que você ficará entediado fazendo isso. Quando há tantos jogos melhores com cenários apocalípticos, infelizmente, não há realmente motivo para jogar Dead Man’s Diary.

Confira também: Nossa resenha do jogo Devil Inside Us: Roots of Evil

Rolar para cima