Dave the Diver – Resenha

Demorou mais chegou! Agora no Playstation eu tive a chance de jogar um game indie que eu aguardava faz tempo, lia críticas e comentários e de vez em quando, um trailer ou outro por aí!

Eu esperava que o game no fim viria para os consoles e não deu outra! E diante de sua versão PS4, eu joguei e converso com vocês aqui sobre como foram minhas impressões e se realmente o jogo era o que eu esperava, e o que dizem…

Sobre o jogo

A premissa de Dave the Diver é: Você é Dave, um mergulhador em plenas férias que através de um amigo é convidado à participar de um negócio, um sushi bar, e você amante de comida japonesa se vê “obrigado” à participar da empreitada, porém não vai ser tão simples assim, mas a jornada vai ser bem humorada.

Gráficos, Sons e jogabilidade

Não é novidade para ninguém que o conceito visual de pixel art do jogo faz de Dave the Diver simpático e ao mesmo tempo que incrível. Lembro-me bem de quando joguei no celular android Superbrothers: Sword & Sworcery EP que também utilizava desse visual e me cativou o quanto esse conceito artistico torna um game bonito e interessante também.

As cutscenes e animações usam desse estilo como se ele fosse comum, natural e versátil há tempos o que a gente que é mais velho entende bem o que isso quer dizer.

Os sons caem como luva para ambientar o humor e tensão do jogo. Um sortimento de trilhas musicais e efeitos que são bem empregados e dão o tom de todas as situações.

Posso dizer aqui que os comandos são perfeitos em como eles são desenhados no mapa de controle. Coisas simples, recebem comandos simples e coisas mais elaboradas, recebem uma ordenação de comandos mais dinâmicos mas sem aquela ginástica de dedos e “pegada”.

E o veredicto é…

Dave the Diver foi além do que eu esperava. Uma aventura RPG que apresenta em quase 100% de toda sua jornada, ótimas e empolgantes experiências. Também é uma proposta bem casual do tema mergulho e mesmo o jogo tendo seu forte apelo de gerenciamento, não cansa neste aspecto.

As tarefas que envolvem colecionáveis não são tão morosas como costumam ser em outros jogos. Seus personagens são ridicularmente cativantes e as animações deles são bem engraçadas e cheias de referências. Cada cenário de gameplay conta com seus menus quase completos e bem recheados com a lore devida, mas detém uma certa limitação que pra mim fora um pouco negativa.

Explico: No barco, antes de mergulhar, temos acesso ao smartphone com todas as informações possíveis, como loja de armas, de equipamentos de mergulho, lista de tarefas, mensagens, app de rede social, app de missões secundárias, etc. Porém ao mergulhar, o acesso à maioria das informações que alí estão presentes não é possível.

NÃO QUE… não faça sentido não poder acessar um smartphone embaixo d’água – é óbvio – mas informações mais específicas nele, que estão alí para orientar sobre as espécies de peixes e tarefas secundárias, ficam inacessíveis no menu do modo mergulho, impossibilitando de eu ter um checklist à mão dos materiais que me faltam para algumas tarefas, ou que tipo de peixe falta eu encontrar e em que tipo de área eu o encontro.

O jogo até marca peixes e itens da tarefa ativa para você alcançar seus objetivos, mas digamos que nas para catalogar espécies ou até receitas, dentro d’água a informação não existe.

Ok, você pode até achar que eu quero tudo mastigadinho, mas pensando em RPG’s, principalmente os de mundo aberto, geralmente esse tipo de informação é de fácil acesso à praticamente todo momento de jogo. É geralmente comum os devs possibilitarem isso em seus jogos. Pra mim é um ponto importante, faz parte da cartilha.

As animações de cada personagem em suas atribulações, como Bancho ao aprimorar uma receita ou pesquisar sobre um prato são incrivelmente divertidas. As do armeiro Duff são hilárias. As reações afetadas do Dr. Bacon também! O jogo flerta com diversos posicionamentos e mensagens sem forçar a barra e isso é muito bom de se testemunhar. “Vamos falar de consciência ambiental sem parecermos ecochatos”.

Dave the Diver é mais um jogo de apelo casual, de gráficos simples que te envolve e te entrega uma experiência melhor do que muito jogo AAA por aí e com certeza pode se eleger um dos grandes games indie de 2023. Vá jogar o quanto antes!

Para os camaradas trophy hunters, a platina dele é um pouco difícil, requer paciência e empenho nos coletáveis. E aproveitando o ensejo compartilho aqui com todos os jogadores de todas as plataformas os códigos promocionais do jogo:

  • 5656DRAGON – Skin de barco Dragão Coro
  • SEABLUEFOREVER – Skin de barco Azul Mar
  • GREATKINGLONG – Decoração de restaurante Estátua do Rei Long
  • 4TWRS – Decoração de restaurante Manbo Air Poster
  • SEAPEOPLE – Decoração de restaurante Tábua do Povo Marinho
  • YOUTOOZDAVE – Decoração de restaurante Youtooz Dave (pelúcia)
  • EASTEREGG – Decoração de galinheiro Weathercock

Para usar os códigos, basta abrir o smartphone do Dave, ir no discador e selecionar o último contato “operadora” que a opção para colocar os códigos irá aparecer! Boa jogatina!

Veja também: Candle Knight – Resenha

Rolar para cima