O cofundador da Rockstar Games, Dan Houser, confirmou que não fez parte da sala de roteiristas de Grand Theft Auto VI. Houser deixou a Rockstar Games há mais de meia década, mas muitos fãs se perguntavam se ele contribuiu para
o GTA 6 de alguma forma antes de sua saída — uma questão que ele agora abordou.

Houser, assim como seu irmão Sam (atual presidente da Rockstar Games), permaneceu quase totalmente fora dos holofotes desde o final da década de 1990, preferindo deixar que os jogos da Rockstar falassem por si. Com exceção de declarações raras, como o anúncio inicial de Sam sobre o trailer 1 de GTA 6, os irmãos Houser ganharam uma reputação de sigilo.
No entanto, Dan saiu abruptamente da Rockstar Games em fevereiro de 2020, o que, considerando seus créditos como roteirista de 12 jogos GTA e de ambos os títulos Red Dead Redemption, gerou preocupação entre alguns fãs.
GTA 6 não apresenta nenhum vestígio de Dan Houser
As preocupações giravam em torno de se GTA 6 seria tão forte em termos de história e construção de mundo quanto seus antecessores sem o envolvimento de Houser. No entanto, como o cronograma de desenvolvimento de GTA 6 sugere que a pré-produção começou antes de Houser deixar o estúdio, muitos fãs consideraram que ele poderia ter contribuído com seu talento como roteirista para o jogo.
Essa ideia foi recentemente desmascarada pelo próprio Houser durante uma entrevista presencial ao vivo com a IGN. Houser observou que havia escrito os “últimos 10 ou 11” títulos da franquia e que o mundo “já teve GTA suficiente” dele. “São sempre uma nova história. Não será uma história que eu escrevi ou um conjunto de personagens que eu desenvolvi, mas acho que será emocionante”, acrescentou.
“Eu escrevi os últimos 10 ou 11 [jogos GTA]. Acho que o mundo provavelmente já ouviu GTA o suficiente de mim. Eles são sempre uma nova história. [GTA 6] não será uma história que eu escrevi ou um conjunto de personagens que eu desenvolvi, mas acho que será emocionante. O jogo será ótimo, tenho certeza.” – Houser
Embora Houser tenha admitido que seria “estranho” jogar um novo GTA sem conhecer sua história completa, ele continua confiante de que GTA 6 “será ótimo”. Pelos dois trailers de GTA 6 divulgados pela Rockstar até agora, o jogo não parece menos potente do que os títulos anteriores da série em tecer uma história envolvente dentro de uma paródia bem executada do mundo real.
Foi também durante esta entrevista que Houser revelou por que Bully 2 nunca foi lançado, afirmando que a Rockstar Games estava sobrecarregada com títulos como GTA 5, Red Dead Redemption, L.A. Noire e Max Payne 3 para assumir outro grande projeto.

O lançamento de GTA 6 está previsto para 26 de maio de 2026, e será interessante ver como a escrita do primeiro jogo da Rockstar após a saída de Dan Houser se manterá. Quanto ao próprio Houser, ele está atualmente liderando vários novos projetos criativos na Absurd Ventures, a empresa multimídia que fundou em 2021.
A Absurd Ventures fechou recentemente um acordo de publicação com a Smilegate para um próximo jogo de ação e aventura de mundo aberto de ficção científica AAA que está atualmente em desenvolvimento inicial, e o estúdio também deve lançar uma nova graphic novel intitulada American Caper em novembro.
Fonte: GameRant
Veja também: Caçada Letal: PUBG MOBILE lança novo modo de jogo com PVP assimétrico