Criador de Katamari diz que To a T não vendeu e seu futuro na indústria é incerto

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O criador de Katamari Damacy, Keita Takahashi, disse que To a T não vendeu bem em uma entrevista ao site GamesRadar+. Não apenas isso, mas que seu futuro na indústria de jogos é incerto.

Veja os trechos da entrevista a seguir:

Como você se sente em relação à atenção que seus jogos recebem? Você gosta de trabalhar em um nicho específico ou já teve vontade de buscar algo mais convencional, “maior”?

Não acho que alguém tente fazer um jogo de nicho. O título “jogo de nicho” é apenas uma consequência. Sei que meus jogos estão longe de serem convencionais. Recentemente, voltei para o Japão [ele morou em São Francisco por mais de uma década], e um dos motivos para isso foi que “To a T” não vendeu bem. Esse é o risco de ser independente, e estou disposto a correr esse risco, mas não acho que seja uma questão de nicho ou tradicional, e sim de se as pessoas gostam ou não.

Acredito que ainda há espaço para novas ideias e, infelizmente, “To a T” simplesmente não se encaixou. Mas acho que a situação é o que é.

Você sabe qual será seu próximo projeto?

Meu próximo objetivo é sustentar meus filhos e encontrar uma escola para eles no Japão. Então, se eu sentir que não pertenço à indústria de jogos, terei que procurar outro lugar.

Você acha que a indústria de jogos é capaz de abrir espaço para jogos mais estranhos e experimentais como To a T? Está ficando mais fácil, mais difícil ou mais ou menos igual?

Não tenho certeza, mas definitivamente está ficando mais difícil para mim. Se alguém quiser investir em uma úvula, me avise. Vamos fazer mais jogos divertidos e estranhos!

Você é frequentemente apresentado como o criador de Katamari – como você se sente em relação a esse jogo e seu legado, olhando para trás? Você consideraria retornar à série?

Eu gostaria de ter a propriedade intelectual de Katamari Damacy. De qualquer forma, fico feliz que o jogo e os personagens ainda sejam amados hoje. De muitas maneiras, tenho algumas ideias interessantes para Katamari Damacy que só eu poderia ter. Se eu tiver a oportunidade de trabalhar com a Bandai Namco novamente, seria um projeto muito interessante.

Fontes: ResetEra e GamesRadar+

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