Criador de BioShock, Ken Levine, explica o conceito de “narrativa Lego” de Judas

Já se passaram 10 anos desde BioShock Infinite, e o criador Ken Levine ainda não terminou o projeto seguinte, Judas. Mas o jogo está cada vez mais perto, evidenciado recentemente por sua aparição em trailers e agora, uma batida de marketing onde pessoas selecionadas, como o apresentador do The Game Awards, Geoff Keighley, já o jogaram por várias horas.

Superficialmente, este é um jogo BioShock em tudo, exceto no nome, com tiroteios e poderes elementais em um cenário excêntrico de universo alternativo. E é essencialmente isso que os trailers do jogo nos mostraram até agora .

Agora, Levine discutiu como tudo isso se encaixa em seu desejo de longa data de fazer um jogo a partir do “Lego narrativo” – essencialmente, a partir de peças feitas à mão que são combinadas de forma diferente cada vez que você joga.

Um pouco sobre Judas

O básico é que você jogue como Judas, a mulher com longos cabelos brancos vista nos trailers anteriores, a bordo de uma nave espacial do tamanho de uma cidade chamada Mayflower. Ela começa o jogo morta, mas é capaz de “reimprimir-se” de volta à vida, o que parece um processo não muito diferente das Vita-Chambers de BioShock.

No centro da experiência de Judas – e de como o jogo se adapta a cada jogada – estarão as projeções digitais de três outros personagens com os quais você poderá se aliar em vários graus: um personagem xerife chamado Tom, interpretado pelo onipresente Troy Baker, uma mulher chamada Nefertiti e uma garota chamada Hope.

Como você vivenciará suas histórias e como eles reagirão a Judas dependerá de suas ações e de como você explora o mundo não linear do jogo – semelhante, diz Keighley, a como o sistema Nemesis de Shadow of Mordor reagiu aos jogadores.

Escolher realizar missões para um desses personagens mudará a forma como os outros dois veem você – a ponto de eles poderem surgir para sabotar seu progresso. No final das contas, você não conseguirá manter o equilíbrio entre eles e terá que escolher um lado.

Keighley descreve a combinação das ações do personagem do jogador e como você responde às três como um conjunto complexo de variáveis, mas reconhece que o sucesso disso é algo que só pode ser julgado quando o jogo termina, e a verdadeira complexidade disso tudo é revelado.

Mais uma vez, ainda não há informações sobre a data de lançamento, mas espera-se que Judas seja lançado neste ano financeiro – antes de abril de 2025.

Veja também: Remedy compartilha novos detalhes sobre o Condor, spin-off de Control

Rolar para cima