O co-criador de Dead Space está deixando a empresa que fundou após quatro anos, depois do lançamento decepcionante do primeiro jogo do estúdio.
O co-criador de Dead Space , Glen Schofield, está deixando o Striking Distance Studios (SDS) quatro anos depois de fundar o estúdio com sede em San Ramon, Califórnia. Sua saída segue o lançamento decepcionante de The Callisto Protocol , o primeiro jogo da empresa que teve um desempenho abaixo das expectativas de vendas.
O título de terror de sobrevivência que foi apresentado como um sucessor espiritual de Dead Space estreou no PC e nas duas últimas gerações de console em dezembro de 2022, recebendo críticas e reações dos jogadores mistas. A recepção morna contribuiu para que o The Callisto Protocol ficasse aquém das expectativas de vendas decorrentes de seu orçamento supostamente AAA.
Cerca de dez meses depois, Schofield está saindo da empresa, tendo “decidido buscar novas oportunidades”, diz um comunicado fornecido à mídia. A controladora da SDS, Krafton, nomeou o diretor de desenvolvimento Steve Papoutsis como o novo CEO. Esta é a segunda vez que Papoutsis assumirá uma das equipes de Schofield, já tendo feito isso depois que o CEO cessante da SDS deixou a Visceral Games – antiga EA Redwood Studios – em 2009. A dupla é ainda mais antiga, já que colaboraram pela primeira vez na Crystal Dynamics no final dos anos 90.
Scoop: Dead Space co-creator Glen Schofield is leaving the company he founded, Striking Distance Studios, months after the flop of its first game, The Callisto Protocol https://t.co/lXhE6SLuDZ
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 20, 2023
Embora o próprio Schofield tenha descrito essa reviravolta como “agridoce”, ele falou que Papoutsis era a pessoa certa para continuar liderando o estúdio. “Sei que o estúdio está em excelentes mãos”, explicou ele em comunicado à imprensa divulgado pela empresa. A SDS sugeriu que esta mudança já está em curso há algum tempo, revelando que tem estado a “planejar cuidadosamente” esta recém-anunciada transição de liderança, a fim de evitar qualquer impacto nas suas operações diárias. “Nossa equipe continua sendo uma prioridade máxima”, disse a empresa, logo depois que dezenas de desenvolvedores do The Callisto Protocol foram demitidos no início de agosto.
Os efeitos da saída de Schofield do Striking Distance Studios ainda não foram vistos. Por enquanto, sua saída apenas aumentará a lista de vagas que a empresa pretende preencher, presumindo que não se espera que o novo CEO ocupe duas funções. O estúdio está anunciando oito cargos não executivos a partir de 19 de setembro, além de solicitar candidaturas gerais de artistas e programadores, indicando que mais uma vez busca crescer após as demissões do verão. O estúdio conta atualmente com 88 funcionários que não são membros do C-suite, de acordo com a visão geral da equipe em seu site oficial. Dados publicamente disponíveis do LinkedIn colocam o número de funcionários da empresa após a saída de Schofield em 131.
Embora o famoso designer de videogames tenha ganhado destaque com Dead Space , seu perfil cresceu mais tarde após co-fundar a Sledgehammer Games e vendê-la para a Activision durante um período de quatro meses que terminou em novembro de 2009. Após um período de nove anos na gigante dos jogos, Schofield deixou a Activision no final de 2018 e fundou a SDS no ano seguinte.