A Paradox Interactive e a Colossal Order, desenvolvedora de Cities: Skylines, “decidiram mutuamente seguir caminhos independentes”, com o desenvolvimento da série de jogos de construção de cidades passando para a Iceflake Studios.
Uma atualização publicada no fórum de Cities: Skylines II afirmou que “a decisão foi tomada de forma ponderada e no interesse de ambas as equipes, garantindo o futuro mais sólido possível para a franquia Cities: Skylines”.
“Por mais de quinze anos, a série Cities e nossa parceria com a Paradox têm sido parte fundamental da nossa trajetória na Colossal Order. Quando começamos a criar Cities in Motion, jamais imaginamos que se tornaria uma franquia tão querida, com uma comunidade apaixonada e leal de milhões de jogadores ao redor do mundo.
Gostaríamos de agradecer a todos na Paradox pela confiança e colaboração, e claro, à comunidade pelo incrível apoio que fez de Cities o que é hoje. Temos certeza de que a franquia continuará prosperando sob a liderança da Paradox. À medida que avançamos, estamos animados para canalizar nossa experiência, criatividade e paixão em novos projetos que estejam alinhados com nossa visão de longo prazo.” – Mariina Hallikainen, CEO da Colossal Order
Mattias Lilja, vice-CEO da Paradox Interactive, elogiou as conquistas da desenvolvedora finlandesa: “Nossa parceria com a Colossal Order é uma das mais duradouras que temos aqui na Paradox. Quatro jogos, dezenas de expansões e uma comunidade de milhões de jogadores de Cities; é notável o quanto conquistamos juntos. Temos profundo respeito pela equipe da Colossal Order e estamos ansiosos para ver aonde eles chegarão daqui para frente. Da nossa parte, estamos ansiosos para continuar trabalhando para a apaixonada comunidade de Cities: Skylines e garantir que forneceremos a eles mais conteúdo e novas experiências.”
A franquia Cities agora será desenvolvida pela Iceflake Studios, um estúdio interno da Paradox. Assim como Colossal Order, a Iceflake Studios está localizada em Tampere, na Finlândia.

“Assumir o comando de uma franquia líder de gênero como Cities é uma imensa honra e uma grande responsabilidade. Existe uma comunidade enorme e leal, e quero dizer a cada membro dessa comunidade que carregaremos esse legado com respeito e humildade, junto com todos vocês. A Iceflake tem a capacidade e os recursos para começar.
Temos uma década de experiência na criação de jogos de construção e gerenciamento de cidades. Vemos uma base sólida e um enorme potencial a ser explorado, e mal posso esperar para mostrar a vocês o que planejamos para o próximo capítulo deste jogo incrível.” – Lasse Liljedahl, gerente do estúdio Iceflake Studios
A Colossal Order cuidará de algumas atualizações restantes para Cities: Skylines II antes de encerrar sua participação na franquia, incluindo a adição de bicicletas e a correção de bugs. Mas a Iceflake Studios assumirá todo o desenvolvimento a partir do início de 2026.
A Colossal Order foi fundada em 2009 em Tampere, e seu primeiro lançamento foi Cities in Motion em 2011. Mas o estúdio alcançou seu maior sucesso com Cities: Skylines em 2015, que vendeu mais de 12 milhões de cópias em todas as plataformas.
O jogo recebeu uma sequência, Cities: Skylines II, em 2023. As versões para console de Cities: Skylines II estavam originalmente previstas para serem lançadas simultaneamente com a versão para PC, mas foram continuamente adiadas. De acordo com as perguntas frequentes que acompanham o novo anúncio, as edições para console agora serão desenvolvidas pela Iceflake Studios.
Como Hallikainen relatou em um bate-papo informal com Lewis Packwood, do GamesIndustry.biz , durante o DevGAMM Madeira Games Summit há duas semanas, a Colossal Order fez um acordo incomum com a Paradox desde o início. Em vez de aceitar financiamento em troca de ceder à Paradox uma participação na empresa, como costuma acontecer com investimentos em startups, a Colossal Order abriu mão dos direitos de sua propriedade intelectual de Cities para a Paradox. Mas, até hoje, a Colossal Order permanece uma empresa totalmente independente.
Essencialmente, isso significa que a Paradox tem controle total sobre o que acontece com a franquia Cities, mas a Colossal Order permanece independente e livre para perseguir seus próprios objetivos.
Fonte: GamesIndustry.biz
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