Buckshot Roulette ultrapassa 1 milhão de vendas após o lançamento do Steam

Buckshot Roulette é um joguinho feio e cruel que coloca os jogadores em um cenário sem vitória contra um sinistro dealer empunhando uma espingarda. O jogo é um esforço solo do desenvolvedor Mike Klubnika e explodiu após seu lançamento no itch.io, em parte porque encontrou popularidade em plataformas de vídeo curtas.

Desde então, o jogo foi lançado no Steam e já vendeu mais de um milhão de cópias. Em um mundo onde jogos de grande orçamento e maravilhosamente elaborados podem – e muitas vezes caem – sair do radar sem causar impacto, é interessante interrogar o sucesso inesperado de um jogo pequeno, especialmente aquele que foi projetado para ser tão visceralmente desagradável.

“A Buckshot Roulette nunca foi concebida para ser um produto comercialmente viável, ou qualquer coisa que se estendesse além do meu público habitual. Embora o lançamento inicial tivesse uma etiqueta de preço, não houve cálculos ou contabilidade reais”, disse Klubnika em entrevista por e-mail à Polygon. “Além do básico, eu não sabia nada sobre marketing de jogos, construção de comunidades e coisas assim, então apenas divulguei, esperando que outras pessoas se divertissem com minha ideia.”

Klubnika lançou outros jogos experimentais semelhantes no passado. The Other Side é um jogo pequeno sobre como escapar de um abrigo subterrâneo que foi isolado do mundo exterior. O jogador tem que configurar uma furadeira desajeitada e trêmula e tentar garantir que ela funcione por tempo suficiente para criar sua fuga.

“Pessoalmente, acho que os jogos de terror têm muito espaço para experimentação em comparação com outros gêneros”, disse Klubnika. “Quando o objetivo principal é assustar o jogador, o resto do jogo pode ser basicamente qualquer coisa, então você pode fazer praticamente o que quiser.”

Buckshot Roulette foi parcialmente inspirado em Inscryption , um jogo de cartas igualmente sinistro , bem como em outros títulos de terror. Klubnika queria se concentrar em uma estética de terror industrial – ferrugem, música forte, banheiros sujos, efeitos sonoros violentos.

O jogo central da roleta russa já é assustador; ampliá-lo com o contexto circundante e a adição de espingardas ajuda a expandir ainda mais os limites. “A atmosfera misteriosa de terror industrial sempre ressoou em mim em um nível mais profundo em comparação com temas sobrenaturais frequentemente explorados em vários projetos”, disse Klubnika.

O próximo passo pretendido por Klubnika para a Buckshot Roulette é expandi-la para um jogo multijogador, onde dois jogadores se enfrentam. “Um dos principais fatores para expandir para o Steam foi poder trabalhar no recurso usando ferramentas existentes para dar suporte ao componente online”, diz Klubnika. “Tenho muitas ideias divertidas para tornar este modo único e desafiador, mas também justo. Definitivamente, há muito para explorar quando se trata de itens exclusivos para multijogador e regras de partida.” A partir daí, Klubnika planeja lançar o jogo em consoles e lojas mobile.

O sucesso da Buckshot Roulette é suficiente para que Klubnika possa trabalhar em tempo integral no desenvolvimento de jogos, enquanto anteriormente trabalhava em projetos paralelos ao trabalho ou à universidade. “Isso não é algo que eu esperava fazer parte de um cenário de desenvolvimento independente bastante underground, por isso é muito importante para mim e não poderia estar mais grato”, disse Klubnika.

Ele também citou sua parceria com a editora Critical Reflex como sendo extremamente útil no lançamento do jogo para um público mais amplo.

A cena do terror está passando por um período de ouro moderno e, embora existam muitos jogos brilhantes de grande orçamento no gênero, os jogos indie são aqueles que estão indo para novas fronteiras mais estranhas, experimentais e horríveis. 

Buckshot Roulette, semelhante a jogos menores como Iron Lung , mostra como esses jogos podem surgir inesperadamente e atingir grandes públicos.

Veja também: [RUMOR] Resident Evil 9 será lançado no início do próximo ano

Rolar para cima