BLACK MYTH: WUKONG é o jogo mais importante da China?

Com a ascensão da indústria de videogames na China ganhando posição no mercado ocidental, Black Myth: Wukong certamente se destaca como seu mais famoso representante.

Embora seu tema seja genuinamente chinês, baseado no romance mais popular do país do século 16, Jornada ao Ocidente, que não carece de adaptações na mídia, parece diferente de tudo que muitos esperavam que viesse da China, uma indústria que tem predominantemente associado a imitações baratas ou títulos móveis gratuitos com mecânica de gacha flagrante.

Uma jornada de divulgação…

Desde que o primeiro trailer estreou em 2020, mostrando 13 minutos de jogo pré-alfa, ele fez barulho, obtendo mais de um milhão de visualizações no canal do desenvolvedor Game Science no YouTube e mais de 10 milhões de visualizações via IGN até o momento.

Desde então, vimos apenas um aumento contínuo de jogos da China encontrando públicos além de suas fronteiras, notadamente o extremamente popular Genshin Impact e Honkai: Star Rail, ambos desenvolvidos pela dev HoyoVerse, com sede em Xangai, enquanto as gigantes Tencent e NetEase têm tem estado ocupado adquirindo estúdios no Ocidente e no Japão. No entanto, muitos deles não escaparam de suas armadilhas de serviço ao vivo gratuito, o battle royale Naraka: Bladepoint, inspirado em wuxia , tornou-se gratuito no início deste ano.

Black Myth: Wukong, no entanto, é definitivamente um título premium single player destinado a ser lançado como uma compra única. E certamente parece perfeito, com valores de produção que você pode esperar de um grande estúdio AAA. Sua reimaginação de fantasia sombria do Rei Macaco, conhecido aqui como o Destinado, combinado com combate preciso e brutal, coloca-o frente a frente com um título da FromSoftware. As coisas continuaram a ficar mais impressionantes com cada novo vídeo detalhado do estúdio com sede em Hangzhou, incluindo sua mudança para o Unreal Engine 5 em 2022.

Embora existam muitos vídeos, a informação foi bastante escassa, talvez devido à pandemia, mas também à falta de comunicação com o Ocidente (de acordo com a sua página Steam, Black Myth: Wukong é atualmente um lançamento publicado pelo próprio).

No entanto, sua presença na Gamescom, onde o público teria ficado na fila por quatro horas para colocar a mão na massa, e a estreia de seu trailer dublado em inglês no The Game Awards, foi uma indicação de que a Game Science está se preparando para a reta final de seu longa jornada para o Ocidente quando Black Myth: Wukong for lançado em 2024

E mesmo que haja interesse em títulos premium na China através de plataformas como o Steam (embora com fortes restrições), o free-to-play continua a ser a forma dominante de acesso aos jogos no país de origem, tornando mais imperativo para o Black Myth encontrar um público global. se quiser se tornar um sucesso.

Mais um do gênero, ou será o melhor?

Então, o que podemos esperar do jogo em si? Como mencionado antes, definitivamente se inspira em soulslikes, que é um combate implacável onde as curas são limitadas, descansar significa o reaparecimento dos inimigos e a morte repetida é o caminho para a maestria, que, claro, culmina em lutas épicas contra chefes contra criaturas poderosas do mito chinês.

Você também é, no entanto, um homem-macaco ágil com uma vara, tornando as lutas mais rápidas do que os encontros mais lentos e metódicos de Dark Souls, enquanto esquivas perfeitamente cronometradas retardam o tempo, assim como em Bayonetta. Há também um sistema mais parecido com Nioh, onde você pode alternar entre diferentes posturas de combate, cada uma oferecendo ataques, combos e tempos diferentes.

Isso sem contar as habilidades mágicas baseadas em tempo de recarga também à sua disposição, seja transformando inimigos em pedra, permitindo que você chore livremente sobre eles ou até mesmo se transformando em uma fera que causa danos mais poderosa. Portanto, não faltam ferramentas e técnicas para se adequar ao seu estilo de jogo, mesmo que este seja um jogo mais focado nos personagens e na narrativa do que um típico soulslike (Sekiro, no entanto, também vem à mente).

Lutar pelo mesmo território que FromSoftware não é, obviamente, uma tarefa fácil, especialmente no mesmo ano em que também esperamos a tão esperada expansão de Elden Ring. Mas onde a Game Science se beneficia de nomes como Lords of the Fallen ou Lies of P, que fazem comparações desfavoráveis ​​por serem tão abertamente derivados de Dark Souls e Bloodborne respectivamente, é que ela pode extrair de sua própria cultura e mitos, enquanto há também um tom irreverente que condiz com o travesso Rei Macaco.

A espectativa do Ocidente…

Seu último trailer certamente dá mais um gostinho do tipo de personagens excêntricos e inimigos temíveis que podemos esperar, desde uma pessoa do tipo anão Pinhead, um tigre antropomórfico, um pássaro com cabeça de velho, até feras gigantescas, incluindo um inseto alado – uma criatura parecida – com a qual nosso Destinado pode ser visto cavalgando. Em outras palavras, muito mais do que apenas dragões estereotipados, embora exista um deles também.

Black Myth: Wukong pode querer deixar ou não uma marca no gênero soulslike no seu lançamento em 2024, que também será o ano do dragão no zodíaco chinês, um símbolo de nobreza, honra, sorte e sucesso, será quase certamente um momento importante para o futuro dos jogos premium chineses. O título foi confirmado para PC, PS5 e Xbox Series X/S em agosto em todo o mundo.

Veja também: CORRE!!! Epic Games Store distribui 17 games gratuitos!

Rolar para cima