Bem Feito – oiCabie / QUByte Interactive

REGINALDO IS COMING BACK! – Bem Feito, game de sucesso do portátil Jogaroto de 1999, recebe emulação pelo GAROTRON OS e agora ganha port para os consoles, permitindo jogar o clássico!

CALMA! Antes de sair pesquisando o portátil Jogaroto, saiba que esse é o plot que o game brazuca da QUByte Interactive, em parceria com oiCabie traz sobre o que se trata. Bem Feito é um Life Sim de terror e mistério em que o jogador acompanha Reginaldo, um protagonista charmoso e quase silencioso.A vida simples de Reginaldo gira em torno de suas tarefas domésticas diárias, cativando amigos, e talvez, fazendo escolhas inesperadas que moldam sutilmente o curso do jogo.

O saudosismo e a simplicidade

A estética retrô do game remonta jogos da era 8bits em 3D, mas utilizando o pixelart de 32bits. Essa característica artística do game, me faz recordar jogos do breve console Commodore 64 e jogos como Earthbound(SNES) e Garlic(anterior e atual geração).

Jogar Bem Feito não é nada complicado, apesar do layout dos controles ser incomum, a proposta inclusive de apresentação do game é bem diferente e positivamente criativa. É como se você rodasse no seu console um emulador fictício para um jogo de portátil dos anos 90 , com interface de PC, vários arquivos uteis e misteriosos e o jogo em sí.

Iniciado o game, o “Life Sim” é simples e direto: Basta concluir as tarefas da lista na geladeira para avançar à próxima fase. E explorar tudo o que pode ser interativo e feito é bem bacana. O game imprime um clima mais casual e provavelmente com um apelo mais familiar. É ideal para o pai que quer induzir o filho ao videogame e se preocupa com o conteúdo conforme a idade. Eu indicaria à crianças até 10 anos facilmente.

Brasileiro e com identidade!

Ao comentar com um amigo sobre o jogo e o nome do protagonista, ouvi com desdém um “Reginaldo? que nome feio pra personagem!” – Pois bem, eu acho Reginaldo um nome pitoresco, engraçado e que imprime identidade ao game por ele ser brasileiro! Como que eu vou criar um game no meu país, com identidade estrangeira? Nos falta mais o costume de perceber que consumimos muito conteúdo estrangeiro enraizado dos seus costumes e crenças e esquecemos de criarmos nossos jogos com os nossos costumes e crenças.

Entendo e respeito a liberdade de criação para qualquer desenvolvedor e não vou me aprofundar no assunto, mas sim explicar que este jogo, genuinamente, traz um pouco do nosso espírito acolhedor e pacífico como nação. O pôster no quarto de Reginaldo e algumas situações sobre o tratamento dos amigos que aparecem são genuinamente, costumes brasileiros.

Eu caí da cadeira de tanto dar risada quando, um dos amigos de nome sugestivo à sua silhueta, apareceu. 5ª série ativa fácil aqui.

E o veredicto é…

Fecho a avaliação de Bem Feito sem me esquecer que o som e trilha sonora casam bem com o jogo, e você caro amigo trophy hunter tens aqui uma garapinha especial pra agregar à sua lista de platinas. Eu mesmo vou agregar est título a minha lista com orgulho. Recomendo como um jogo casual e familiar, que se não comprado agora, no seu recém lançamento que ocorreu nesta quinta-feira(09) entre já para sua lista de desejos, pois nada melhor que apoiarmos o que é nosso, ainda mais com o desejo de que nosso apoio de hoje alavanca a expansão do mercado nacional no futuro. Que nosso foguete nunca dê ré!

Bem Feito está disponível para PC(Steam), Playstation 4 e 5, Nintendo Switch e Xbox One e Series S/X.

Confira também: BLASPHEMOUS 2 – The Game Kitchen / Team17

Rolar para cima