Pode-se afirmar com grande convicção que Chained Echoes, criação de Matthias Linda, é um dos maiores JRPG’s retrô dos últimos anos merecidamente ganha o coração dos amantes do gênero e se ainda não ganhou a alcunha de clássico, não deve demorar muito.
Ashes of Elrant chega como uma grande DLC, nos fazendo revisitar o mundo de personagens carismáticos e icônicos deste jogo em um momento crucial da história. Quero lhe falar sobre a experiência de voltar à este universo para uma nova aventura…
Sobre o jogo
A trama se passa momentos antes de se adentrar à cidade de Nhysa, num momento que uma grande ameaça sob os céus, aparece. O Clã Red Wings precisa atender a um chamado de socorro da terra de Elrant. Uma terra onde nada é o que parece.
Os fãs aprenderão mais sobre a história de Valandis e também terão uma visão mais aprofundada dos personagens e suas motivações. E, junto com o Lobo Branco, alguém muito, muito especial na história de Valandis se juntará ao elenco.
Gráficos, Sons & Jogabilidade
Aqui sem nenhuma novidade, tendo mundo de Elrant muito bem concedido, com visual distinto e cheio de personalidade inclusive nos seus personagens! A trilha sonora continua impecável, me tornei fã dela desde o jogo base (ouça aqui) e ouvir ela novamente é uma viagem sensorial pelas memórias do game.
Uma adição interessante que Ashes of Elrant traz à jogabilidade são 2 mini games, de pescaria e escavação, que não influenciam de forma contundente o jogo ao ponto de mudar a experiência prévia do que nos acostumamos com ele, mas são divertidos o suficiente para dar uma pausa nas missões e tomar alguns minutos( ou horas), dependendo do quanto isso te conquistar.








E o veredicto é…
É totalmente vibrante como Ashes of Elrant se inicia, porém são dezenas de minutos totalmente presos à ela e suas novidades e isso incomoda um pouco. Sim, preso à ela. Esta DLC se comporta um pouco como se fosse um game próprio, só herdando o save anterior se assim você preferir, senão você começa ela totalmente upado com todos os personagens do game base, reconsiderando que você deva novamente configurar os grupos, golpes, etc.
Não importa se você terminou ou não Chained Echoes com 100% do conteúdo completado. Assim que você, pelo menu inicial, escolhe a alternativa de inicio ao DLC, você iniciará essa aventura somente no espaço dela, sem acesso ao mapa ou mundo do game base.
Isso pode ser decepcionante para alguns que gostariam de continuar a explorar todo o conteúdo do jogo base antes de encarar o novo capítulo, como se ele fosse alí uma nova missão, marcado seu acesso num ponto do mapa original.
Com cerca de 12/15 horas (no máximo) de duração, Ashes of Elrant dá foco à personagem Lenne e uma de suas vidas passadas, trazendo em um contexto de viagem no tempo através de uma anomalia. Adentramos o mundo do rei Leonar com bastante emoção e com humor e só faltou o game estar em PT-BR para a experiência ficar perfeita!
A espera dos fãs acabou e essa DLC valeu cada mês, semana, dia, hora e minuto dela!
A DLC Ashes of Elrant chegou hoje à Chained Echoes nas plataformas PlayStation, Xbox, Nintendo e PC (via Steam). Assista ao nosso início de gameplay abaixo:
Veja também: Maiden Cops – Resenha