Alguns usuários do Xbox estão supostamente recebendo banimentos por tempo indeterminado por fazer compras de jogos por meio de redes privadas virtuais (VPNs). Esse suposto desenvolvimento levou a alguns pedidos para que a Microsoft revise seus padrões de comunidade e deixe claro que tipo de uso de VPN é ou não permitido na Xbox Store.
Desde evitar a limitação de ISP até melhorar a privacidade, as VPNs há muito tempo têm aplicações úteis em jogos online e em outros lugares. No entanto, usá-las para explorar diferenças regionais de preços para compras mais baratas é contra os termos de serviço de muitas lojas online.
A Microsoft pode ter começado a reprimir tais aplicativos de VPN na comunidade do Xbox, a ponto de alguns usuários estarem enfrentando banimentos por tempo indeterminado por falsificar seus dados de localização.
O site global de comparação de preços Xbox-Now começou recentemente a alertar os usuários contra a compra de jogos em países onde eles são extremamente baratos, citando vários exemplos de pessoas sendo banidas após comprar um jogo do Xbox por meio de uma VPN. No entanto, a razão exata por trás dessa recente onda de sanções parece ser mais complicada do que um banimento geral de VPN.
O Xbox não proíbe o uso de VPN — apenas o abuso de VPN
Another individual, @Alex_Gezonex, who was permanently banned for the same issue, has now been reinstated (attachment).
— Rho (@rho_tter) March 5, 2025
I want to stress that, contrary to the email's claims, the Xbox Community Standards do not prohibit this practice – the rule cited is essentially fabricated. pic.twitter.com/D08mRWJsI0
No início de março de 2025, o usuário do Twitter Rho_tter alegou que sua conta da Microsoft foi banida porque eles estavam usando uma VPN para mudar sua região da Xbox Store para a Argentina.
Uma captura de tela do e-mail que eles receberam do suporte do Xbox indica que o banimento foi devido à exploração de diferenças extremas de preços regionais ao comprar produtos de lojas estrangeiras. O e-mail esclarece que o uso de VPN em si não é proibido pela empresa.
No entanto, Rho_tter observou que mesmo tirar vantagem das diferenças regionais de preços não é explicitamente proibido pelos Padrões da Comunidade do Xbox, levando-os a chamar a regra citada de “fabricada”.
Fiel à afirmação de Rho_tter, o Game Rant não encontrou menções a VPNs na versão mais recente dos Padrões da Comunidade Xbox para os Estados Unidos, que foi atualizada mais recentemente em maio de 2024. No entanto, a Xbox Store tem dezenas de variantes regionais, cada uma sujeita ao seu próprio conjunto de diretrizes comunicadas em seu idioma de destino.
Rho_tter afirma que a Microsoft demorou um pouco para reprimir o uso de VPN, afirmando que eles têm falsificado seus dados de localização para acessar a versão argentina da Xbox Store desde novembro de 2023. Uma pessoa pega nessa onda recente de banimentos — o usuário do Twitter Alex_Gezonex — supostamente teve sua conta restabelecida em poucos dias.
A extensão total da repressão em andamento não está clara, mas a situação já levou alguns usuários de mídia social a pedir clareza sobre as políticas de VPN da Microsoft, que alguns veem como muito vagas. Coincidentemente, esta é a segunda vez nos últimos meses que as práticas de suspensão de contas da empresa são examinadas, após a reversão de alguns banimentos do Microsoft Rewards em janeiro de 2025.
Veja também: Vazamentos de cinemática de introdução do ‘Project U’ da Ubisoft online