Hoje vamos discutir do que se trata jogo indie. À algumas semanas atrás após as indicações do The Game Awards, vários influencers e comunicadores especializados, através de discussões sobre os méritos de indicação das categorias, levantaram a mesma dúvida sobre o que é ou não um jogo indie.
Há de se considerar que jogo indie não é uma novidade, nem deste século. TETRIS, famoso jogo do russo Alexey Pajitnov, criado em 1984, é um jogo indie se considerarmos como foi feito e não sua descoberta e distribuição fora da URSS.
A definição segundo IA
“Jogos eletrônicos independentes (comumente referidos como indie games ou jogos indie) são jogos eletrônicos criados por uma pessoa ou pequenas equipes com ou sem apoio financeiro de publicadoras de jogos eletrônicos, e frequentemente focam em inovação, assim como apoiam-se na distribuição digital”
A partir daí, o esclarecimento, ou dúvida
Vamos partir para análise, pelo exemplo de TETRIS. Se você realizar uma simples pesquisa no Google, que liste os jogos eletrônicos produzidos à partir de 1958, quando foi produzido o primeiro jogo eletrônico, até 1985 – ano em que TETRIS foi lançado ao mundo, verá que raramente existiu um game puzzle(acredito que nunca existiu antes, não consegui encontrar informações concretas). Ou seja, além do jogo ter sido feito por praticamente 1 pessoa, inovou ao trazer o estilo puzzle para a indústria.
Pode ser relativo o apontamento que a definição por IA, baseada num consenso entre os profissionais da área que costuma-se atribuir o título indie game ou jogo indie aos jogos produzidos por estúdios que começaram de maneira independente, sem financiamento externo, mesmo que essa empresa já tenha crescido bastante e se consolidado no mercado.
As controvérsias
Recentemente o jogo Lies of P, veio à público com identidade, qualidade e distribuição de um triple A. O título, criado pelo estúdio sul-coreano independente Neowiz, vendeu mais de 1 milhão de cópias e anunciou tempos atrás sua primeira DLC, confirmando que o estúdio está contratando mais equipe para tal. É fato de que o estúdio faz parte de uma holding do mesmo nome e recebeu recursos através dela. Inclusive seus títulos antecessores não tiveram o mesmo desempenho e não foram distribuidos globalmente. Seria um estúdio se consolidando para caminhar com as próprias pernas, ou devemos considerar ao tamanho de uma Insomniac, por exemplo?
Outro exemplo que temos é a Kojima Productions que trabalha com menos de 500 funcionários, fundou-se em 2015 e lançou seu primeiro título em 2019, Death Stranding como exclusivo da plataforma Playstation. Como pode ser consolidado como um estúdio triple A se o próprio se define como independente, oficialmente? Tudo por que assim como Lies of P, é um jogo que parece ser feito por um grande e poderoso estúdio?
Como que Fall Guys, um jogo inovador no estilo party royale, indie, foi lançado com status e distribuição como um triple A? Eu mesmo considero o jogo, no mesmo patamar de um Plants vs Zombies – aquele jogo simples e leve que pode ser considerado um triple A facilmente pela massa – E não consigo associar de imediato que seja um indie. Mas é.
Quem diria que No Man’s Sky, da Hello Games veio à luz com uma dúzia de desenvolvedores em um galpão com vazamentos, pegando emprestada a Internet do vizinho e feito um dos novos IPs mais vendidos em videogames. Teve seu inicio conturbado, cheio de problemas, mas ta aí um jogo que recebe conteúdo e cresce até hoje e rendeu enfim uma boa sede para que a Hello pudesse então buscar desenvolver seus games em nível AAA e de forma independente, como orgulhosamente, definem. E hoje contam com apenas 50 funcionários.
Todo Indie segue suas premissas?
Não. Um game indie tem como uma das premissas, a inovação. Mas a inovação pode estar presente em um triplo A, também. Acontece que muitos games indies, são simplesmente velhas fórmulas com novas skins e só. As famosas “garapinhas” são a prova disso. Muito game que custa menos de US$1, são indies que basicamente foram feitos por uma pessoa só, como atividade para monetizar, viver deste mercado.
Mas onde um indie inova? Vou citar um exemplo: FEZ. Até então ninguém imaginava que um jogo de plataforma poderia ter sua mecânica de gameplay associada à rotação de cenário, no que até então, se apresentava um jogo 2D de cenário estático. Dos que citamos aqui, No Man’s Sky com a geração procedural mostrou que um jogo de mundo aberto pode não ter fim. Fall Guys nos remontou à saudosa Olimpiadas do Faustão e nos mostrou que podiamos jogar em coop e competitivo ao mesmo tempo de forma divertida e leve, em qualquer idade.
The Last Night, uma promessa indie que havia sido anunciada em 2017 num showcase da Xbox, e que ainda está em produção, traz gráficos pixelados misturados com ultrarealistas, e com mecânicas de outros inovador indie na sua gameplay. Iremos falar dele em breve por aqui.
As premiações estão erradas?
Particularmente eu acho estranho a existência dessa confusão, partindo da alguns profissionais da indústria. Para quem ainda não teve a oportunidade, sugiro separar um tempo e assistir à Indie Game – The Movie, documentário de 2012, de Lisanne Pajot e James Swirsky, produzido pela Netflix, mas atualmente não está na plataforma, somente para aluguel na Apple TV ou na Google Play.
Mostra claramente a luta de solitários devs ou pequenos times para criar um jogo e publica-lo e o caminho até o sucesso, mostrando que no geral um game indie não tem garantia de nada. Claro que alí não se mostram todos os exemplos que temos hoje, como empresas como a Devolver Digital ou Skynbound Entertainment que reunem devs com seus pequenos estúdios e jogos para ser uma base de distribuição sólida para seus games.
Assim como o Oscar, o The Game Awards é a grande premiação dos games esperada no ano. Alguns consideram que é uma premiação pra indústria. Justo. Assim como o Oscar também é. A diferença entre os dois, está em como se elegem os títulos que vão concorrer e em que categoria. Quem decide é o público, mas quem escolhe quem merece concorrer, são um juri de influencers e veículos de imprensa. Aí que mora o perigo.
Existem outras premiações, que são técnicas e estas sim, são para a indústria, de fato. Mas acredito que o público consome o The Game Awards como um canal que define gostos, tendências e classificações. E ele tem o efeito disso, querendo ou não. Todos que ali definem os concorrentes, jogaram todos os títulos do ano? Claro que não, impossível! Talvez ocorram dezenas de avaliações rasas? provável. Será que há uma escolha baseada na exposição de títulos que mais vendem, mais recebem atenção da mídia, etc? Há possibilidade.
Por isso muitos jogadores se perguntam, até sobre outras categorias que não envolvem indies, certas indicações. Não que as indicações ao melhor indie de 2023 estejam incorretas, mas conforme já abordei, Lies of P passou longe de ser considerado, porque não é “visto” como um. Alguns jogadores também se perguntaram se Dave The Diver deveria ser considerado indie, pelo fato de ter sido financiado pela bilionária Nexon. Mas quanto tempo de existência tem a MintRocket Games e quantos títulos, senão somente este?
Sobre essa dúvida que paira na cabeça de alguns, Geofrey Keighley, recentemente respondeu ao vivo durante uma transmissão para tirar dúvidas sobre o TGA 2023, sobre o que é considerado um game indie:
“Você pode argumentar, independente significa o orçamento do jogo? Independente significa onde a fonte de financiamento está? Significa o tamanho da equipe? É o tipo de espírito independente do jogo, querendo dizer que um jogo menor é meio que diferente.
Todo mundo tem uma opinião sobre isso. Algumas pessoas disseram que Baldur’s Gate 3 do Larian Studios era um jogo indie! Kojima Productions com Death Stranding, algumas pessoas dizem que esse é um jogo independente. E mesmo que seja um estúdio independente, claro que é financiado pelo Playstation.
É bem complicado tentar entender e chegar a regras sobre isso, então nós deixamos as pessoas usarem seu melhor julgamento e você pode concordar ou discordar das escolhas”
Não há consenso pois cada um tende à reconhecer ou ignorar certos fatores. Me parece que, pesar a definição ao fato de um número de orçamento pode ser tentador, mas não valida quando dois jogos de orçamentos diferentes alcançam o mesmo nível. O dinheiro não o define, apenas possibilita as coisas engrenarem, somente.
Então, se eu fosse explicar à alguém o que é um jogo indie, de forma bem simples seria desta forma: Jogo indie é o fora do padrão que te surpreende e te cativa.
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